PRESSUPOSTOS ENUNCIATIVO-DISCURSIVOS PARA A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA MEDIADA POR GÊNEROS DO DISCURSO ORAIS
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar diretrizes para trabalho envolvendo a análise linguística de gêneros orais no ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, desenvolvemos um estudo de cunho bibliográfico ancorado em uma perspectiva dialógica baseada nos escritos do Círculo de Bakhtin. Em vista da limitação do artigo, trazemos conceitos-chave como enunciado, gêneros do discurso e dialogismo, uma vez que essas discussões se mostram significativas para o presente estudo e para o desenvolvimento de práticas para o ensino de Língua Portuguesa. Além disso, discutimos sobre a oralidade enquanto prática social, e trazemos o conceito de análise linguística (GERALDI, 2011 [1984]). Nessa perspectiva, compreendemos que a oralidade se estabelece em um continuum com a prática da escrita, e que a prática de análise linguística pode auxiliar o professor a desenvolver atividades significativas no ensino dos gêneros orais. Por fim, buscamos compreender como essas práticas estão imbricadas no uso da língua(gem).
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