FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES
Abstract
Este trabalho apresenta duas experiências com professores indígenas de escolas situadas no município de Tocantínia-TO. As ações aconteceram durante encontro de Formação Continuada nas aldeias cujo objetivo foi discutir planejamento interdisciplinar e relacionar os saberes tradicionais e culturais com os conhecimentos científicos a partir de prática dialógica e problematizadora. A primeira, narra a experiência de educadores Xerente da Escola Indígena Srêmtôwê, da Aldeia Porteira, sobre o manejo da semente de tiririca, da colheita à produção do artesanato. A segunda, com professores da Escola Indígena Waīkarnãse, da Aldeia Salto, aborda a problemática do lixo que, além de poluir os riachos, tem causado danos à saúde, principalmente de crianças e idosos. Em ambos os casos, os professores discutiram e planejaram aulas interdisciplinares cujo conteúdo foi entendido como eixo dialógico entre as disciplinas e os níveis das turmas de forma a tornar a aula mais participativa e significativa para os alunos. Ao avaliar as atividades, os professores destacaram a importância dessa metodologia, pois ajuda na construção do currículo da escola indígena, diferenciada e intercultural, que deve contemplar as experiências culturais do povo Akwē, mantendo relação com a mãe terra e valorização dos saberes a escola diferenciada, bilíngue, intercultural e comunitária.
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