ESTADO DE CONHECIMENTO: A METODOLOGIA NA PRÁTICA

Abstract

A produção científica tem se expandido no Brasil, neste século, sendo reflexo, entre outras razões, do crescimento da Pós-Graduação. Para qualificar as teses ou dissertações, é imprescindível que a produção científica já produzida fundamente os trabalhos em construção. Este artigo tem como objetivo discutir a construção e a avaliação de uma perspectiva metodológica de estado de conhecimento sobre teses e dissertações, produzidas no país. A metodologia é de caráter qualitativo e tem como cenário a disciplina de Estado de Conhecimento, de um Programa de Pós-Graduação de excelência, na área de Educação. Os resultados apontam para uma aprovação do uso de princípios de estado de conhecimento como metodologia de análise da produção científica, bem como para a necessidade de aprofundamento de estudos e análises em outras fontes e com abrangências diferentes, na perspectiva de espaço e de tempo.

Author Biographies

Marilia Morosini , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

PhD e pesquisadora 1A CNPQ. Pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas (2002/2003). Doutorado em Educação pela UFRGS (1990). Mestrado em Sociologia Educacional (1975). Docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora do Centro de Estudos de Ensino Superior (CEES). 

Lorena Machado do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande dos Sul (PUCRS)

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande dos Sul (PUCRS). Bolsista Capes.  Mestre em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Psicopedagoga.

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e . Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia - Barra do Garças/MT. Tem experiência na área da Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, pós-graduação e políticas educacionais. É lider do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT/UFMT).

 

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Published
2021-12-16
Section
Artigos