PÁTRIA DE UM E DE OUTROS: A INFÂNCIA E OS MODOS DE SUBJETIVAÇÃO NAS PÁGINAS DOS CADERNOS ESCOLARES (1923 – 2003)
Abstract
O estudo tem como fonte cadernos escolares do HISALES, um centro de memória e pesquisa com foco na História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares. O corpus da pesquisa é formado por um conjunto de 36 cadernos produzidos entre 1923 e 2013. O objetivo do estudo é circunscrever as regularidades e os deslocamentos discursivos descritos a partir da análise dos cadernos, entendendo-os como importantes artefatos que atravessam as infâncias e suas concepções de realidade, produzindo modos de subjetivação. O trabalho segue os preceitos metodológicos da Análise Documental Histórica. Parte-se de uma inspiração genealógica em Nietzsche (2006) e Foucault (2003a) para lidar com a história sem recorrer a um sujeito fundante. O processo analítico permitiu problematizações acerca de uma produção discursiva relacionada ao patriotismo, que aparece desde os anos 1920 fortemente vinculado à obediência a Deus e à pátria.
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