AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Abstract

A formação de professores é discutida a partir da avaliação de contexto na Educação Infantil. Os aspectos éticos, estéticos e políticos são analisados na perspectiva da qualidade e da participação. A avaliação na Educação Infantil possui especificidades a serem consideradas nas práticas avaliativas realizadas nas instituições. Na formação docente identifica-se, ainda, muita inconsistência no que diz respeito à especificidade da avaliação voltada para a Educação Infantil e a identidade institucional nas práticas avaliativas. A pesquisa problematiza a formação em serviço, tomando a avaliação de contexto como procedimento metodológico. Apoia-se nos aportes conceituais da avaliação de contexto propostos por Bondioli e Savio e nos estudos de Bakhtin e Vigotski no que se refere à formação como percurso de aprendizagem de adultos. Afirma-se que a avaliação de contexto realizada subsidiou processos de replanejamento em torno da estética dos espaços e tempos institucionais, bem como a ética das relações entre adulto-criança e instituição-famílias.

Author Biographies

Julice Dias, UDESC

Graduate at Pedagogia from Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994) and master's at Educação from Universidade do Vale do Itajaí (2003). Has experience in Education, focusing on Methods and Techniques of Education, acting on the following subjects: educação infantil, planejamento, currículo, aprendizagem and graduação.

Luciane Schlindwein, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação (PUC/SP) Professora Concursada do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/PPGE/UFSC). 

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Published
2021-02-24