AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
A formação de professores é discutida a partir da avaliação de contexto na Educação Infantil. Os aspectos éticos, estéticos e políticos são analisados na perspectiva da qualidade e da participação. A avaliação na Educação Infantil possui especificidades a serem consideradas nas práticas avaliativas realizadas nas instituições. Na formação docente identifica-se, ainda, muita inconsistência no que diz respeito à especificidade da avaliação voltada para a Educação Infantil e a identidade institucional nas práticas avaliativas. A pesquisa problematiza a formação em serviço, tomando a avaliação de contexto como procedimento metodológico. Apoia-se nos aportes conceituais da avaliação de contexto propostos por Bondioli e Savio e nos estudos de Bakhtin e Vigotski no que se refere à formação como percurso de aprendizagem de adultos. Afirma-se que a avaliação de contexto realizada subsidiou processos de replanejamento em torno da estética dos espaços e tempos institucionais, bem como a ética das relações entre adulto-criança e instituição-famílias.
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