“CADA UM MERECE SABER A HISTÓRIA DE ONDE VIVE”: O MUSEU REGIONAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NA PERSPECTIVA DAS CRIANÇAS
Abstract
Este artigo busca dar visibilidade aos pontos de vista das crianças e analisar como suas ações sociais e interpretações informam concepções sobre museu. Os dados foram gerados em projetos educativos e de pesquisa realizados no Museu Regional de São João del-Rei, Minas Gerais, com 156 crianças (de 8 a 14 anos). Foram realizados questionários, observações, entrevistas, análises de oficinas de pré-visita e pós-visita e visitas mediadas. Evidenciam-se as definições que as crianças possuíam sobre o museu e os sentidos que construíram com as visitas em 2011, 2012 e 2015, em uma perspectiva longitudinal. Como resultados, destacam-se a relevância da escuta das crianças, a importância da democratização do acesso das crianças aos museus e da representatividade da cultura infantil nas exposições. As falas das crianças evidenciam dimensões relacionadas à prática educativa em museus, suas relações com artefatos de um museu histórico, concepções de passado, de museu e de escola.
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