PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES DE FLORIANÓPOLIS

Abstract

Este artigo pretende apresentar as proposições curriculares construídas pela Rede de Educação de Florianópolis/SC no que tange a Educação das Relações Étnico-Raciais. O município de Florianópolis, embora seja marcado pela negação das populações indígenas, negras e quilombolas na sua constituição, revela movimentos de resistência protagonizados por negras e negros que lutam pelo reconhecimento de seus saberes, experiências e culturas como patrimônio brasileiro. Com o propósito de valorizar a presença da população negra, assim como atuar de modo político e pedagógico na superação do racismo, a Secretaria Municipal de Educação instituiu o “Programa Diversidade Étnico-Racial” possibilitando a criação de políticas de ações afirmativas. A partir disso, o artigo abordará elementos a respeito da constituição das relações raciais em Florianópolis, bem como os dispositivos legais para uma Educação das Relações Étnico-raciais no sistema de educação municipal. Por fim, analisará a Matriz Curricular para Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2016) produzida por profissionais da rede, com o intuito de qualificar práticas pedagógicas que reconheçam os sujeitos na integralidade. A análise das proposições curriculares revelou a legitimação de uma política de ação afirmativa constituída por professores/as da rede municipal que assumem a responsabilidade por um projeto coletivo antirracista.

Author Biographies

Eduarda Souza Gaudio, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Thaís Regina de Carvalho, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Docente do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.

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Sites consultados:

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Published
2022-05-17