A PROBLEMATIZAÇÃO COMO DIAGNÓSTICO: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM PROCESSO DE ENSINO-SAÚDE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
Abstract
As metodologias ativas buscam criar uma conexão entre o conteúdo teórico e os aspectos do cotidiano experienciado pelos profissionais de saúde, em contraponto ao modelo tradicional de ensino-aprendizagem centrado no modelo hospitalocêntrico. A presente pesquisa intenciona realizar análise da utilização das metodologias ativas para promover o ensino-saúde entre os alunos da residência multiprofissional. Para tanto se elencará respostas a questionamentos, tais como: Qual a aceitação das estratégias pedagógicas inovadoras para se trabalhar conteúdo da educação em saúde na perspectiva da residência multiprofissional, especialmente se abordarem temas polêmicos, populações vulneráveis e discriminação social? Elas são capazes de desconstruir crenças e preconceitos? Podem levar ao desenvolvimento de raciocínio lógico, promover aproximação com políticas de saúde voltadas para grupos vulneráveis, construção de senso de equipe e fomento à criatividade? As respostas a esses objetivos de pesquisa serão viabilizadas por meio de revisão bibliográfica integrativa para efetivação da pesquisa a que se pretende.
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