SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS (SAETO): ANÁLISE DOS DESCRITORES DA PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Abstract
O objetivo desta pesquisa é analisar os dados percentuais de acertos em questões da disciplina de Língua Portuguesa do 5º e 9º anos e da 3ª série do Ensino Médio no Sistema de Avaliação da Aprendizagem do Estado do Tocantins (SAETO) nos anos de 2015 e 2016. Para tanto, partimos de uma pesquisa bibliográfica seguida de coleta de dados (na Secretaria de Educação do Estado do Tocantins). Para fundamentação teórica, buscamos os pressupostos teóricos em May (2004), Penna Firme (1999), Tyler (1978), Stufflebeam e Shinkfiel, (1999), Vianna (2000), Castro (2009), Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A partir desta pesquisa, compreendemos que não há grandes evoluções na aprendizagem dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa no decorrer dos anos, fazendo-se necessária a formação continuada para professores de leitura e produção de textos, culminando em melhorias na prática de sala de aula dos professores e, consequentemente, no aprendizado dos educandos.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).