A INTERPRETAÇÃO DO HOMESCHOOLING PÓS-PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E SUA LIGAÇÃO COM A EVASÃO ESCOLAR
Abstract
O artigo analisa o ensino domiciliar – homeschooling, a partir do cenário decorrente da pandemia do coronavírus. Partimos da decisão do Supremo Tribunal Federal, em 2019, que decidiu pela falta de previsão legal. O isolamento social e o fechamento das escolas exigiu mudanças no projeto pedagógico, que incluiu aulas online. Nesse sentido, não são todos discentes que possuem acesso à internet, fazendo com que o risco de evasão escolar aumente consideravelmente, afora outros desdobramentos inerentes. A pauta deixa de ser uma questão jurídica-educacional e amplifica-se para uma questão política. O foco é refletir sobre o ensino domiciliar ser ou não a melhor solução legislativa, a ser adotada pós-pandemia. Os procedimentos teórico-metodológicos foram aqueles relativos à pesquisa qualitativa, essencialmente documental e bibliográfica (Barbosa, 2016; Casali, 2018; Cury, 2019; Vasconcelos, 2017). Concluímos que não devemos aprovar legislação educacional que amplie o alcance do homeschooling, gerando retrocessos a educação.
References
ANDRADE, Édison Prado de. Educação Domiciliar: encontrando o Direito. Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 2, p. 172-192, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000200172&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2020.
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. Homeschooling no Brasil: Ampliação do direito à educação ou via de privatização?. Educ. Soc. Campinas, v. 37, n. 134, mar. 2016. p. 153-168. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302016000100153&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2020.
CAMARGO, Leila Maria; CASALI, Alipio. Fronteiras da República em Roraima: conflitos e desafios curriculares. Revista Teias, v.21, n 61, abr./jun, 2020.
CASALI, Alípio Marcio Dias. Alteridade. Fronteira Z - Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, nº 21 – dez. 2018.
CHIZZOTTI, Antônio. As finalidades dos sistemas de educação brasileiros. Revista Educação em Questão, v. 58, n. 55, fev. 2020.
CHIZZOTTI, Antônio. Humanismo, educação e tecnologia. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.2, abr./jun. 2020a.
CURY, Carlos Roberto Jamil. homeschooling ou educação no lar. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 35, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100302&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2020.
DEPUTADOS, Câmara dos. Projeto de Lei nº 2.401, de 2019. Coordenação de Comissões Permanentes – DECOM. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=C5F58BD34BAD023F686924361C638DD3.proposicoesWebExterno2?codteor=1739762&filename=Avulso+-PL+2401/2019. Acesso em: 15 out. 2020.
GALLO, Sílvio Donizetti de Oliveira. Educação doméstica: convocação ao debate. Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 2, p. 12-14, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000200012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2020.
OCDE - Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico. Disponível em: https://www.oecd.org/education/skills-beyond-school/45932027.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.
RANIERI, Nina Beatriz Stocco. O novo cenário jurisprudencial do direito à educação no Brasil: o ensino domiciliar e outros casos no Supremo Tribunal Federal. Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 2, p. 141-171, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000200141&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2020.
REPÚBLICA, Presidência da. Secretaria-Geral Subchefia para Assuntos Jurídicos – Decreto nº 9.432 de 29 junho de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9432.htm. Acesso em: 15 out. 2020.
REPÚBLICA, Presidência da. Secretaria-Geral Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.979 de 06 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l13979.htm. Acesso em: 15 out. 2020.
SÃO PAULO, Governo do Estado. Secretária da Educação do Estado de São Paulo. Dados educacionais. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/governo-de-sp-anuncia-retomada-das-aulas-para-8-de-setembro/. Acesso em: 15 out. 2020.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha?. Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 2, p. 122-140, ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072017000200122&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 out. 2020.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; BOTO, Carota. Como alternativa a ser interrogada: problemas e propostas. Revista Práxis Educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2014654, p. 1-21, 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).