PROCESSOS PERCEPTIVOS E A DINÂMICA COMPORTAMENTAL DO PROFESSOR FRENTE AO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA – CONEXÕES COM SAÚDE MENTAL
Abstract
Trabalho elaborado a partir de uma experiência de campo vinculado ao estágio acadêmico do curso de Psicologia, sendo o mesmo pautado na temática promoção à saúde. Na oportunidade, objetivando-se averiguar os processos perceptivos e a dinâmica comportamental do trabalhador professor no exercício da docência e sua relação com saúde mental, construiu-se previamente um conjunto de instrumentos, como roda de conversa e observação participante, que juntas proporcionaram um conjunto de informações a contento aos objetivos listados. Destarte, constatou-se que os professores se percebem como de extrema importância social, porém, sentem-se desvalorizados pelas famílias e sociedade. Ademais, enfrentam diariamente um conjunto de experiências, como revelia dos alunos frente às exigências comportamentais e ao cumprimento das atividades educacionais e infraestrutura precária, que a médio e longo prazo, exigem dos mesmos a construção de estratégias psíquicas de enfrentamentos, podendo no transcorrer do tempo desenvolverem problemas relacionados à sua saúde mental.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).