"UMA" UMA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA IDENTIFICAR O ENSINO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE
Abstract
Este artigo relata uma pesquisa sobre uma ação psicopedagógica em uma escola municipal com professores do 6º ao 9º ano de diversas disciplinas, cujo objetivo é verificar o que eles conhecem e se ensinam as estratégias metacognitivas de leitura. O problema que motivou esta pesquisa originou-se a partir das queixas recorrentes acerca das dificuldades dos alunos em compreensão leitora. Teoricamente, fundamenta-se na abordagem sociocognitiva de leitura e em estudos sobre a metacognição. O método utilizado foi a aplicação de um questionário a 15 professores. Constatou-se que 74% deles não conhecem ou conhecem pouco sobre as estratégias metacognitivas de leitura e que, em suas práticas pedagógicas, há poucas intervenções relacionadas ao ensino dessas estratégias. Assim, emerge a possibilidade de uma intervenção psicopedagógica voltada à formação continuada dos docentes, acerca do ensino de estratégias metacognitivas de leitura, em busca de aprimorar suas práticas pedagógicas e minimizar as dificuldades de compreensão leitora dos alunos.
References
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
BORUCHOVITCH, Evely; GOMES, Maria Aparecida Mezzalira. Aprendizagem Autorregulada da Leitura: resultados positivos de uma Intervenção psicopedagógica. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Brasília, DF, v. 27 n. 3, p. 291-299, jul./set. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 10 ago. 2019.
BUSNELLO, Fernanda de Bastani; JOU, Graciela Inchausti de; SPERB, Tânia Maria. Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 311-319, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v25n2/a13v25n2.pdf. Acesso em: 5 out. 2019.
BUTLEN, Max. A leitura: uma pratica cultural polimorfa. Leitura: Teoria e prática, Campinas, v. 33, n. 32, p. 13-34, 2015.
CROMLEY, Jennifer G. Metacognition, cognitive strategy instruction, and reading in adult literacy. Review of Adult Learning and Literacy, v. 5, p. 187-204, 2005. Disponível em: http://ncsall.net/fileadmin/resources/ann_rev/rall_v5_ch7_ supp.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
COSCARELLI, Carla Viana. Reflexões sobre as inferências. In: Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 6, 2002, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2002. 1 CD-ROM.
FARIA, Elaine Leporate Barroso. Estratégias de compreensão de leitura: perspectivas teóricas. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, Ano IV, n. 6, p. 83-98, jan./jun.2011.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Brasil no PISA 2018: versão preliminar. Brasília, INEP/MEC, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos /2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino e língua? Aberto, Brasília, ano 16, v. 69, p. 64-82, jan./mar.1996.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Leitura como processo inferencial num universo cultural-cognitivo. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (org.). Estado de leitura. Campinas: Mercado de Letras, 1999. p. 95-124.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. p. 228 - 243.
OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH; Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Escala de avaliação das estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental. São Paulo: Casado Psicólogo, 2010.
PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de janeiro: Wak editora, 2011.
SILVA, Elisabeth Ramos da; ABUD, Maria José Milharezi. Estratégias de ensino e aprendizagem da gramática: apreciações docentes na formação continuada. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 641-649, maio/ago. 2011.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1996.
SOUSA, Lucilene Bender de; GABRIEL, Rosângela. Fundamentos cognitivos para o ensino da leitura. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 34, n. 57, p. 47-63, jul./dez. 2009. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/index. Acesso em: 11 maio 2019.
VIANA, Fernanda Leopoldina; RIBEIRO, Iolanda da Silva; FERNANDES, Ilda; FERREIRA, Albertina; LEITÂO, Catarina; GOMES, Susana; MENDONÇA, Soraia; PEREIRA, Lúcia. O Ensino da Compreensão Leitora: da teoria à prática pedagógica: um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Coimbra: Edições Almedina, 2018.
VIANIN, Pierre. Estratégias de ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagem. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Penso, 2013.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.
WOLFF, Clarice Lehnen; LOPES, Marília Marques. Avaliação e ensino da compreensão leitora: contribuições do campo da psicolinguística à educação. Letrônica, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 179-197, jan./jun. 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).