LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRECONCEITO, INTERSECÇÕES, MULTIMODALIDADES, SENSIBILIZAÇÃO E RESPEITO À CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS

  • Ana Márcia Ribeiro de Miranda Macêdo Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Rubenilson Pereira de Araújo Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Palavras-chave: Instituição Escolar. Preconceito. Diferença. Respeito.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar o preconceito e as intersecções que recaem nas diferenças de identidades culturais existentes no livro didático de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental, priorizando os textos multimodais, distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2013). Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica-documental. Assim, a análise centrou-se nas atividades da coleção do livro didático (LD) Português: Linguagens, Ensino Fundamental (CEREJA; MAGALHÃES, 2015), com ênfase nas atividades/imagens e atividades de leitura (compreensão e interpretação de textos). A atividade analisada ocorreu de acordo com a temática interseccional sobre diferenças dos povos indígenas, que preconizam os estigmas socioculturais na coleção. O resultado obtido é que, embora ocorram estudos sobre as diferenças de identidades, ainda não há afirmação dessas diferenças por parte da coleção do livro didático analisado. Com isso, verificamos que a abordagem é apresentada de forma breve, principalmente sobre a intersecção dos estereótipos que sobrepõem. Por isso, são necessárias ações pedagógicas planejadas e políticas públicas educacionais por parte do Estado e dos professores, considerando as representações do “diferente” nas instituições escolares.

Biografia do Autor

Ana Márcia Ribeiro de Miranda Macêdo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional. Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins.

Rubenilson Pereira de Araújo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente na graduação e pós-graduação (mestrado) em Letras, campus de Porto Nacional. Atualmente, coordena o curso de graduação em Letras – Português e Inglês e é docente de Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura.

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Publicado
2020-11-30