ENUNCIAÇÃO, TEXTO E DISCURSO, UMA BREVE ABORDAGEM

Abstract

Este recorte reflexivo aborda os conceitos de texto e discurso adotados no ensino de Língua Portuguesa. O objetivo é fomentar o uso da modalidade da língua falada e escrita pelos responsáveis pela linguagem nas escolas e demais instituições que lidam com o texto. A abordagem questiona também a vivência no interior da sala de aula, uma aula de língua materna, ainda pautada na normatização, em sua grande parte. Nessa vertente, o texto discute o ensino ofertado na Educação Básica, bem como o processo de formação dos professores nas universidades. Em seu desenvolvimento argumentativo, há também uma pequena análise do poema “As Realidades” do poeta francês Louis Aragon (1924). O procedimento escolhido foi o da pesquisa bibliográfica, com ênfase nas reflexões de Benveniste (2006), Barthes (1982), Bagno (2005), Soares (2006), dentre outras.

Author Biographies

Vanderley José de Oliveira, Universidade Estadual do Tocantins

Mestre em Letras, Literatura e Crítica Literária. Professor da Educação Básica, Seduc -TO.

José Ternes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor do Mestrado em Letras, Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC/GO.

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Published
2020-11-30