INDICADORES EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DOS LIMITES E POTENCIALIDADES DA PROVA BRASIL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO TOCANTINS

Palavras-chave: Indicadores Educacionais. Prova Brasil. Docente. Ações Educacionais.

Resumo

Uma das maiores preocupações governamentais do Brasil e do mundo é encontrar soluções que minimizem as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Para tanto, o presente trabalho estabeleceu objetivos que analisassem os indicadores educacionais de esforço, regularidade e adequação da formação do docente em relação à média de proficiência da Prova Brasil de Língua Portuguesa e Matemática, na edição 2015, do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da rede estadual de ensino do Tocantins. Os dados foram coletados no site do Inep. Na exploração dos resultados da pesquisa foram utilizados softwares e técnicas de estatística em mineração de dados (SAS e ANOVA), juntamente com planilhas Excel. A análise permitiu identificar atributos dos indicadores que têm significância estatística para as escolas que tiveram melhor desempenho na Prova Brasil. Nessa perspectiva, espera-se que os resultados sirvam como aporte para o planejamento de ações educacionais por parte da Seduc/TO e outros órgãos educacionais.

Biografia do Autor

Isolda Barbosa de Araujo Pacini, Abner de Araujo Pacini e Gesuita Barbosa dos Santos Pacini

Mestre em Tecnologias Digitais e Sociedade do Conhecimento (UNED – ES) e Mestre em Modelagem Computacional do Conhecimento (UFT). Secretaria de Educação, Juventude e Esportes.

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Publicado
2020-11-30