INDICADORES EDUCACIONAIS: UM ESTUDO DOS LIMITES E POTENCIALIDADES DA PROVA BRASIL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO TOCANTINS
Abstract
Uma das maiores preocupações governamentais do Brasil e do mundo é encontrar soluções que minimizem as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Para tanto, o presente trabalho estabeleceu objetivos que analisassem os indicadores educacionais de esforço, regularidade e adequação da formação do docente em relação à média de proficiência da Prova Brasil de Língua Portuguesa e Matemática, na edição 2015, do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, da rede estadual de ensino do Tocantins. Os dados foram coletados no site do Inep. Na exploração dos resultados da pesquisa foram utilizados softwares e técnicas de estatística em mineração de dados (SAS e ANOVA), juntamente com planilhas Excel. A análise permitiu identificar atributos dos indicadores que têm significância estatística para as escolas que tiveram melhor desempenho na Prova Brasil. Nessa perspectiva, espera-se que os resultados sirvam como aporte para o planejamento de ações educacionais por parte da Seduc/TO e outros órgãos educacionais.
References
BELEZIA, Eva Chow. SIMÕES, Eliane Antonio. Gestão da qualidade da educação. In: Gestão do Currículo e Educação Profissional e Planejamento Estratégico na Educação Profissional. V. 3. Juiz de Fora: CAED, 2013, p. 63-81.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 05 mai. 2019.
DUSI, Cristina Sayuri Côrtes Ouchi. Desafios da implementação da gestão participativa na educação pública brasileira. Coleção Gestão e Avaliação da Educação Profissional, Juiz de Fora: CAED, p. 91-112.
FERREIRA, Rosilda Arruda. TENÓRIO, Robinson Moreira. A construção de indicadores de qualidade no campo da avaliação educacional: um enforque epistemológico. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 15, 2010. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?pid=S1645-72502010000100006&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em: 05 mai. 2019.
GATTI. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347/360. Acesso em: 05 dez. 2018.
INEP. Nota Técnica CGCQTI/DEED/INEP nº 11/2015: Indicador de regularidade do docente da Educação Básica. Disponível em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2014/docente_regularidade_vinculo/nota_tecnica_indicador_regularidade_2015.pdf. Acesso em: 02 mai. 2019.
_____. Nota Técnica nº 020/2014: Indicador de adequação da formação do docente da Educação Básica. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/enem_por_escola/2014/nota_tecnica_indicador_adequa%C3%A7%C3%A3o_formacao_docente.pdf. Acesso em: 02 mai. 2019.
_____. Nota Técnica nº 039/2014: Indicador de esforço docente. Disponível em: http://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2014/docente_esforco/nota_tecnica_indicador_docente_esforco.pdf. Acesso em: 02 mai. 2019.
_____. Prova Brasil: Avaliação de Rendimento Escolar. Disponível em: http://sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/. Acesso em: 02 mai. 2019.
_____. Resultados. 2015. Resultados por Escola, Município e UF. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb/resultados. Acesso em: 02 mai. 2019.
_____. Saeb. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/saeb. Acesso em: 05 Mai. 2019.
KAOUTHER, E. kourd; KHELIL, S. eddine; HAMMOUM, S. Study with rk4 anova the location of the tumor at the smallest time for multi-images. In: Computer Vision and Image Analysis Applications (ICCVIA). 2015 International Conference on. [S.l.: s.n.], 2015.
KLEIN, Ruben. Fontanive, Nilma. Alguns indicadores educacionais de qualidade no Brasil de hoje. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 23, n. 1, p. 19-28, jan./jun. 2009. Disponível em: http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v23n01/v23n01_02.pdf. Acesso em: 08 mai. 2019.
LOPES, Luis Felipe. Treinamento Sistema S.A.S. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2006. Disponível em: http://lira.pro.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/08/Apostila-SAS.pdf. Acesso em: 08 mar. 2019.
Lück, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2190198/mod_resource/content/1/dimensoes_livro.pdf. Acesso em: 10 mai. 2019.
MEC/Inep. SAEB 2017: aplicação do exame começa nesta segunda, 23, em todo o país. 20 de outubro de 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/4-avaliacao-910956319/56171-aplicacao-do-exame-comeca-nesta-segunda-23-em-todo-o-pais. Acesso em: 05 mai. 2019.
_____. Prova Brasil: avaliação do rendimento escolar. Brasília: Diretoria de Avaliação da Educação Básica, Brasília: MEC/Inep, 2013.
PEE/TO. Lei nº 2.977, de 08 de julho de 2015. Publicado no Diário Oficial do Tocantins, Palmas, 09 jul. 2015. nº 4.411, p. 2-22.
PONTES, Luís Antônio Fajardo. Indicadores educacionais no Brasil e no mundo: As diversas faces da Educação. In: Avaliação e Indicadores Educacionais e Políticas Públicas e Legislação em Educação Profissional. V.1, Juiz de Fora: CAED, 2012, p. 11-31.
RAMOS, Wilsa Maria. ROSSATO, Maristela. Democratização do acesso ao conhecimento e os desafios da reconfiguração social para estudantes e docentes. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.3, p.1034-1048, set. / dez. 2017. Disponível em: file:///D:/Download/1906-11941-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 05 mai. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).