TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CRIAÇÃO DE REDES DE APRENDIZAGEM
Abstract
As tecnologias digitais foram inseridas rapidamente em diversos contextos sociais, incluindo as educacionais, sem refletir sobre seu uso em circunstâncias adversas. O artigo discute tecnologias digitais na educação, possibilidades e desafios na construção de redes de aprendizagem na educação tocantinense. Uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, realizada a partir da Pesquisa de Mestrado em Educação do PPGE/UFT, argumenta sobre as tecnologias e as redes digitais no contexto contemporâneo, refletindo sobre desafios e possibilidades para os processos educativos, trazendo um panorama das tecnologias na educação no Estado do Tocantins. Os resultados, dessa pesquisa, apontam para a necessidade de ampliação de políticas públicas de acesso e formação de professores, para o uso das tecnologias digitais em contextos adversos, uma vez que a política de inclusão digital do Estado do Tocantins contribuiu para o panorama que se tem hoje, mas o uso em grande escala na educação, presencial ou remota, ainda tem um longo caminho a percorrer.
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