DISCURSIVIDADES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES POR INTEGRANTES DO PIBID NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
Este artigo analisa discursividades de formação inicial registradas por integrantes do PIBID durante experiências pedagógicas na Educação Básica. As análises se concentraram na interpretação discursiva da noção de formação à docência oportunizada pelo PIBID. A problematização constituiu-se do seguinte questionamento: quais experiências pedagógicas o PIBID oportuniza aos seus integrantes sobre a formação inicial de professores em práticas pedagógicas na Educação Básica? A investigação contemplou estudos teóricos da Análise de Discurso de Michel Pêcheux (2015 [1983]) e de Eni Orlandi (2015). Metodologicamente, a pesquisa concentrou-se no eixo documental (ANDRADE, 2002; SEVERRINO, 2007), o qual compôs-se de relatórios obtidos dos integrantes do PIBID no recorte temporal de 2016 a 2017. À guisa conclusiva, as análises realizadas possibilitaram a compreensão de que os integrantes do PIBID proferiram em suas discursividades noções substanciais da formação inicial ao exercício da docência na Educação Básica.
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