EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: A FILIAÇÃO TEÓRICA COMO PARTE OCULTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Educação em Tempo Integral. Teorias Pedagógicas. Reforma Curricular. Reformas Educacionais. GepeEM/ObSPE.

Resumo

O artigo, com perspectiva crítica e assentando-se em fontes teóricas, traz como tema a educação em tempo integral e a formação de professores(as). Tem por objetivo analisar as filiações teóricas das concepções hegemônicas da educação em tempo integral e da formação de professores(as), buscando suas relações com as políticas educacionais da conjuntura brasileira do início do século XXI. Demonstra as conexões teóricas com base na matriz escolanovista das concepções hegemônicas da educação em tempo integral e da formação de professores(as) do final do século XX e início do século XXI. Apresenta exemplos de condicionamentos dessas concepções em políticas educacionais de governos brasileiros. Reitera a luta pela qualidade da/na formação do(a) professor(a) e da escola para a classe popular.

Biografia do Autor

Celestina Maria Pereira de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT). Professora da Rede Estadual de Educação do Tocantins.

Paulo Vinícius Santos Sulli Luduvice, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFT). Professor da Rede Municipal de Educação de Palmas – TO.

Rosilene Lagares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutora em Educação pela UNOESC. Professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas, do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ); Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Campus Universitário de Palmas - Cursos de Filosofia e Teatro. Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação da UFT (PPPGE); Pesquisador na área de Currículo, Política e Gestão Educacional, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural (Líder) e Rede Universitas/Br.

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Publicado
2020-11-30