POR UM NARRAR RIZOMÁTICO AUTOBIOGRÁFICO: A POTÊNCIA DA ATENÇÃO AOS ACONTECIMENTOS DA/NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA

Abstract

Este artigo atenta para os acontecimentos que atravessam o percurso formativo inicial e de pós-graduação de uma docente em Química, mas também diz da história de muitos outros professores/professoras. Por meio de um ensaio empreende-se um movimento narrativo rizomático autobiográfico, inspirado em alguns dos excertos que compõem o Diário da professora e algumas das marcas que permeiam a trajetória no universo da licenciatura e do mestrado em educação. As narrações que compõem o estudo materializam a importância de pensar o campo da formação inicial em Química a partir de uma preocupação com o experimentar, com um olhar singular atento e minucioso para os conceitos, para os fenômenos, para as problematizações, para os minúsculos movimentos de que acontecem em espaços comuns de formação. A potência de uma educação em Química que inaugura encontros no/com o mundo, desde a graduação até a pós-graduação, dando a chance de produzir alargamento de repertórios, de compreensões, de horizontes de ação, de devires, cultivando o gesto da atenção ao que chega e atravessa o processo formativo dos professores/professoras.

Author Biography

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul, Universidade Federal de Santa Maria. 

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Published
2021-08-10