POR UM NARRAR RIZOMÁTICO AUTOBIOGRÁFICO: A POTÊNCIA DA ATENÇÃO AOS ACONTECIMENTOS DA/NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA
Abstract
Este artigo atenta para os acontecimentos que atravessam o percurso formativo inicial e de pós-graduação de uma docente em Química, mas também diz da história de muitos outros professores/professoras. Por meio de um ensaio empreende-se um movimento narrativo rizomático autobiográfico, inspirado em alguns dos excertos que compõem o Diário da professora e algumas das marcas que permeiam a trajetória no universo da licenciatura e do mestrado em educação. As narrações que compõem o estudo materializam a importância de pensar o campo da formação inicial em Química a partir de uma preocupação com o experimentar, com um olhar singular atento e minucioso para os conceitos, para os fenômenos, para as problematizações, para os minúsculos movimentos de que acontecem em espaços comuns de formação. A potência de uma educação em Química que inaugura encontros no/com o mundo, desde a graduação até a pós-graduação, dando a chance de produzir alargamento de repertórios, de compreensões, de horizontes de ação, de devires, cultivando o gesto da atenção ao que chega e atravessa o processo formativo dos professores/professoras.
References
AZEVEDO, A. B. Como narrar o corpo mínimo? Revista Criar Educação, Florianópolis, v. 9, p. 148-167, 2020.
BELTRÃO, I. R. Corpos dóceis, mentes vazias, corações frios: Didática: o discurso científico do disciplinamento. São Paulo: Editora Imaginário, 2000.
DALMASO, A. C.; RIGUE, F. M. O convite da atenção e seus efeitos em educação: entre labirintos, feitiçarias e cuidados. In: NEUSCHARANK, A.; HALBERSTADT, I. A.; ZANATTA, J. M. (Orgs.). Possibilidades... Aprendizagens, experiências e gestão na educação. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas, p. 19-40, 2020.
DELEUZE, G. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.
______. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2013.
______. Nietzsche e a filosofia. São Paulo: n-1 edições, 2018.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2000.
GUARIENTI, L. B. de O. Múltiplas imagens do pensamento escolar e os efeitos de um aprender potente. Revista Fermentário, v. 2, n. 8, p. 1-10, 2014.
JOSSO, M.-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LAPOUJADE, D. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.
LARROSA, J. O Ensaio e a Escrita Acadêmica. Educação e Realidade, v. 28, n. 2, p. 101-115, 2003.
NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Porto Alegre: L&PM, 2019.
RIGUE, F. M. Uma Genealogia do Ensino de Química no Brasil. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.
______. Uma Genealogia da Formação Inicial de Química no Brasil. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2020.
SCHÉRER, R. Aprender com Deleuze. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1183-1194, Set./Dez. 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).