UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA TÉCNICA DE SELEÇÃO E DE CITAÇÃO DE FRASES EM NOTAS DE RUI BARBOSA E FLORESTAN FERNANDES
Abstract
Neste artigo empreende-se uma análise discursiva de anotações em folhas avulsas e em cadernos de notas que compõem os acervos de dois importantes intelectuais e políticos brasileiros do século XIX e XX, a saber, Rui Barbosa e Florestan Fernandes, com vistas a depreender dessas anotações indícios do emprego de uma técnica de leitura e de escrita, de longa duração, que consiste na leitura de textos, no destacamento de frases desses textos lidos, em seu registro, coleção e organização em rubricas para seu posterior e provável uso na escrita de outros textos. A partir da Análise do discurso e da História cultural, busca-se descrever certas especificidades e regularidades no uso dessa técnica, e de sua conformidade com certos discursos sobre essas práticas de leitura e de escrita, bem como com certas representações coletivas, histórica e culturalmente determinadas, do que é ser intelectual, leitor e autor, tal como inscritas nessas anotações.
References
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 277-326.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: EdUFSC, 2014.
CHARTIER, R. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1999.
CHARTIER, R. Discursos eruditos e práticas populares. In: CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 45-52.
CHARTIER, R. O que é um autor? Revisão de uma genealogia. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
CHARTIER, R. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
CURCINO, L. Práticas de leitura contemporâneas: representações discursivas do leitor inscritas na revista VEJA. 2006 337p. Tese (Doutorado), FCLAR -Unesp, Araraquara São Paulo, 2006. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102356?show=full. Acesso em: 05 jul. 2020.
CURCINO, L. Enunciado e sujeito em Michel Foucault. Anais do I Ciclo de Estudos do Discurso: repensando conceitos e objetos na obra de Michel Foucault. Goiânia, 2010a.
CURCINO, L. Mutações do suporte e dos gêneros discursivos: indícios de mudanças da leitura e dos leitores? In: AGUIAR, V.T; CECCANTINI, J. L. (orgs.) Teclas e dígitos: leitura, literatura e mercado. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010b. p. 13 – 23.
CURCINO, L. Os sentidos do olhar: o leitor e a escrita da mídia nas sociedades democráticas. In: PIOVEZANI, C.; CURCINO, L.; SARGENTINI, V. (orgs.). Discurso, semiologia e história. São Carlos: Claraluz, 2011a. p. 183-193.
CURCINO, L. Princípios de não homologia entre o verbo e a imagem: breve análise de uma estratégia de escrita da mídia. Estudos Linguísticos, São Paulo, n. 40, vol. 3. set-dez 2011b. p. 1398-1407. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1262. Acesso em: 05 jul. 2020.
CURCINO, L. Suporte e sentido: questões de leitura e análise do discurso. In: Gregolin, M.R.V.; Kogawa, J. M. (orgs.) Análise do discurso e semiologia: problematizações contemporâneas. Araraquara: Laboratório Editorial / São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 189-205.
CURCINO, L. Divisões e representações sociais de leitores no Brasil: Uma análise de discursos da mídia sobre as práticas de leitura de políticos brasileiros. [Relatório Científico de Pós-doutorado 2016-2018 UNICAMP- Campinas / UVSQY-Versailles-França]. mimeo, 2018.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
FOUCAULT, M. O que é um autor? Tradução de António Fernando Cascais. 3.ed. S/l: Vega,1992.
MAINGUENEAU, D. A fala sentenciosa. In: MAINGUENEAU, D. Frases sem texto. Tradução Sírio Possenti [et al.]. São Paulo: Parábola Editorial, 2014a. p. 83-99.
MAINGUENEAU, D. Web e aforização: o caso do Facebook. In: MOMESSO, M. R. et al. (orgs.). Das práticas do ler e escrever: ao universo das linguagens, códigos e tecnologias. Porto Alegre: CirKula, 2014b.
MOSS, A. Les recueils de lieux communs : apprendre à penser à la Renaissance. Genève, Droz, 1993.
PIRES, H. Rui Barbosa e os livros. Conferência na Casa de Rui Barbosa, a 5 de novembro de 1938. 5ª edição, Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 1949. Disponível em: http://rubi.casaruibarbosa.gov.br/bitstream/20.500.11997/924/1/Pires%2C%20Homero%20-%20Rui%20Barbosa%20e%20os%20livros.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
ROSIN, P. Peculiaridades do exercício da função autor em redes sociais: uma análise discursiva de ‘mensagens compartilhadas’ pelo Facebook. Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar) 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9064. Acesso em: 10 jan. 2020.
ROSIN, P; CURCINO, L. Peculiaridades do exercício da função autor: uma análise discursiva de “mensagens compartilhadas” no Facebook. Revista Estudos Linguísticos. v. 44, n. 3, São Paulo, set-dez de 2015. p. 1155- 1167. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/1046/648. Acesso em: 10 jan. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).