O ESPAÇO DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ESCOLA DE 2020
Abstract
Considerando a educação musical como fundamental para o desenvolvimento infantil, este artigo reflete sobre o espaço reservado para a música pela Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil. Sob a luz da perspectiva histórico-cultural, este trabalho concebe que o desenvolvimento escolar humanizador é resultado de um ensino organizado, consciente, intencional e, portanto, complexo. Destaca-se que a proposta curricular atual limitou o espaço para as atividades musicais, o que implica em limitação nos currículos de formação de professores. Esta realidade, no contexto de pandemia, soma-se a outras defasagens, constituindo um currículo escolar reforçador de ensino que prioriza ações externas, limitando o acesso ao conhecimento mais elaborado, capaz de promover desenvolvimento psíquico. Assim, a proposta curricular vigente acaba por impedir a escola de oferecer um ensino que humanize professores e alunos, situação agravada em tempos de pandemia, quando recai sobre cada universo particular representado pela escola responsabilizar-se pela sua própria subsistência.
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