NOVOS HÁBITOS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA CAUSADA PELO CORONAVIRUS
Abstract
Este artigo faz um relato de experiência de uma mãe na educação de dois filhos, na idade de 2 e 4 anos. O trabalho se desenvolve em uma linha da pesquisa qualitativa com foco no cotidiano das crianças, durante a pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas sanitárias adotadas, o isolamento social intensivo impactou diretamente na interação social, tão necessária nessa fase de desenvolvimento infantil. O trabalho fundamenta-se em Brasil (1988), Orsi (2003), MEC (2018), Souza (2020), Andrade (2017), entre outros autores. Os resultados mostraram como essas crianças se adequaram à nova realidade, com o auxílio de instrumentos pedagógicos, e como também seus pais lidaram com a situação, havendo, dentro de limitadas condições, um ponto de equilíbrio para que a família (pais e crianças) tivesse melhor qualidade de convivência nesse período, e, em consequência, favorecesse a aprendizagem das crianças dentro desse contexto pandêmico.
References
ANDRADE, Édison Prado de. Educação Domiciliar: encontrando o Direito Homeschooling: Finding the Right. Pro-posições. v. 28, n. 2(83), p. 172-192, maio/ago. 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13257.htm#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20as%20pol%C3%ADticas%20p%C3%BAblicas,de%201%C2%BA%20de%20maio%20de >. Acesso em: 24 de setembro de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Brasília: MEC / SEF, 1998. v. 1.
BRASIL. Portal Ministério da Educação. Brasília. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/51091-educacao-domiciliar#:~:text=A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20domiciliar%20%C3%A9%20uma,feito%20fora%20de%20uma%20escola.&text=%E2%80%9CO%20fen%C3%B4meno%20homeschooling%2C%20ou%20seja,domiciliar%2C%20%C3%A9%20realidade%20no%20Brasil>. Acesso em: 25 set. 2020.
BRASIL. Portal Ministério da Educação. Brasília. 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/18563-criancas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de idade#:~:text=As%20crian%C3%A7as%20brasileiras%20devem%20ser,dos%20quatro%20anos%20de%20idade.&text=A%20Lei%20n%C2%BA%2012.796%2F2013,no%20m%C3%ADnimo%20200%20dias%20letivos>. Acesso em: 25 set. 2020.
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia I, Campinas/SP, n. 27(1), p. 99-10, jan. – mar. 2010.
ORSI, Maria Julia Scicchitano. Família: reflexos da contemporaneidade na aprendizagem escolar. Maringá ABP, Anuais do I Encontro Paranaense de Psicopedagogia, novembro, 2003, p. 68.
SOUZA, Diego de Oliveira. A pandemia de COVID-19 para além das Ciências da Saúde: reflexões sobre sua determinação social. 2020. Disponível em: <https://orcid.org/0000-0002-1103-5474>. Acesso em: 25 de set. de 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).