ANÁLISE DOS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO COM ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA E MULTIDEFICIÊNCIA EM PORTUGAL ANTES E DEPOIS DA COVID-19
Abstract
A pandemia causada pela Covid-19 trouxe ao mundo consequências em diversas esferas sociais, políticas e econômicas, e em proporções poucos vivenciadas pela humanidade no ultimo século. Dentre as mudanças emergenciais impulsionadas, os impactos causados no sistema educacional certamente foram potencializados quando o contexto de atendimento se dá aos estudantes com deficiência, cujas necessidades de aprendizagem se estabelecem de formas distintas. Este estudo objetiva analisar o atendimento educacional dado aos alunos com surdocegueira e com multideficiência em Portugal antes e durante o impacto pandêmico da Covid-19. A pesquisa teve abrangência em território nacional através da distribuição de um questionário online em Portugal, tendo sido obtidos 16 questionários referentes a alunos com surdocegueira e/ou multideficiência. Os resultados obtidos evidenciaram quais as medidas de suporte à aprendizagem que foram aplicadas pelos professores nos processos de comunicação e interação em alunos com surdocegueira e multideficiência, e de que forma a pandemia causada pela Covid-19 tem impacto na comunicação entre os professores e alunos com necessidades educativas especiais.
References
ACCESS ECONOMICS. Penny Taylor Presentation National DeafBlind Conference April 2010. Making sense, A report into dual sensory loss and multiple disabilities in Australia, 2007. Disponível no site da internet http://www.deafblind.org.au/contentfiles/Penny%20Taylor%20- %20Making%20Sense%202010%20[Compatibility%20Mode].pdf, acesso em 29 de agosto de 2020.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: LTC, 2018. FREIRE. Paulo. Ação Cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CORREIA, L. M. Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores (2ª Ed.). Porto: Porto Editora, 2008.CORREIA, L. M. Fundamentos em educação especial: Guia prático para educadores e professores. Braga: Flora Editora, 2017.
FREITAS, M. T. A. Vygotsky e Bakhtin - psicologia e educação: um intertexto. São Paulo/Juiz de Fora: Ática/EDUFJF, 2004.
GASPAR, Tania. Surdocegueira: crianças e jovens surdocegos em Portugal. 2015. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/295399145_Surdocegueira_criancas_e_jovens_surdocegos_em_Portugal. Acesso em 29 de agosto de 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (INE). População residente à data do Censos, 2011. Disponível no site da internet http://censos.ine.pt/xportal/xmain?xpid=CENSOS&xpgid=ine_censos_indicador&con texto=ind&indOcorrCod=0006350&selTab=tab10. Acesso em 29 de agosto de 2020.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999
LUCENA, S.; OLIVEIRA, J. M. A. Culturas digitais na educação do Século XXI. Revista Tempos e Espaços em Educação, p. 35-44, dez. 2014.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C.A. e MORALES, O. E. T. (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
NARUC . Passes Resolution Supporting Equal Access to Communications Technologies in the 21st Century. Committee on Consumer Affairs Adopted by the Surdocegueira: Um Modelo de Intervenção 60 NARUC Board of Directorsm 2008.Disponível no site da internet http://www.coataccess.org/node/37. Acesso em 29 de agosto de 2020.
Paul, A., Das, B. & Mishra, S. Deafblind. Incidence and Magnitude of Deafblindness. . (s.d.). Disponível no site da internet www.rehabcouncil.nic.in/writereaddata/deafblind.pdf. Acesso em 29 de agosto de 2020.
PORTUGAL. Decreto-Lei n.º 54/2018. Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva, Diário da República n.º 129/2018, Série I de 2018-07-06. Disponível em https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/115652961/details/normal. Acesso em 14 de maio de 2020.
PORTUGAL. Decreto-Lei nº 14-G, de 13 de abril de 2020. Estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19. Diário da República eletrônico, Lisboa, n. 72, 2º Suplemento, Série I, de 2020 abr.13. Disponível em: https://dre.pt/home/-/dre/131393158/details/maximized. Acesso em: 01 de agosto de 2020.
Robertson, J. & Emerson, E. Estimating the Number of People with Co‐Occurring Vision and Hearing Impairments in the UK. Lancaster: Centre for Disability Research, Lancaster University, 2010.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almeida, S.A, 2020.
UNESCO. COVID-19 impact on education. Disponível em: https://en.unesco. org/covid19/educationresponse. Acesso em: 17 de setembro 2020
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).