EDUCAÇÃO COMO MEIO DE RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE BACURAU
Abstract
Neste artigo, analisamos se e como a educação se manifesta como meio de resistência no filme Bacurau (2019). Buscando analisar a importância da educação – como meio de resistência –, discutimos o conceito de Educação (FREIRE, 1977, 1980, 1987) em conjunto com a Análise do Discurso materialista, explorando as noções de sujeito, formação discursiva (FD), resistência (PÊCHEUX, 1997[1969], 1998, 2015) e memória discursiva (ORLANDI, 2014). A partir das análises entendemos que o discurso fílmico se circunscreve em uma FD que retoma o cangaço, (res)significando-o como algo constituinte do ser nordestino. Assim, a memória tem papel central na construção discursiva, visto que através dela são retomados os saberes do cangaço explorados na cultura e na educação dos cidadãos de Bacurau. Por fim, a figura do professor Plínio é carregada pelo discurso de retorno às raízes, como proposto por Freire, relacionando ao discurso sobre educação, a ideia de emancipação e de liberdade.
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