ENSINO HÍBRIDO COMO PROPOSTA DE PROTAGONISMO DISCENTE

Abstract

 

 

Author Biographies

Ivonaldo Pereira de Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Professor da Rede Pública do Estado de Alagoas. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Pesquisa de Comunicação e Tecnologia (NUCA/UFS). 

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada do Departamento de Educação da (UFS). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da (UFS). Líder do Grupo de Pesquisa de Comunicação e Arte – NUCA/UFS.

Alana Danielly Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS). Professora no Curso de Pedagogia da Faculdade São Luís de França. Integrante do Grupo de Pesquisa NUCA.

References

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015, 2º reimpressão 2017.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. - Porto Alegre: Penso, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede–8ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DISCENTE A1; A2. Ensino híbrido como proposta de protagonismo discente. [Questionário aplicado pelos] autores. São Cristóvão - SE. 19 de set. 2019.

DOCENTE B1; B2. Ensino híbrido como proposta de protagonismo discente. [Questionário aplicado pelos] autores. São Cristóvão - SE. 19 de set. 2019.

HORN, M.B., STAKER, H. Blended usando inovação disruptiva para aprimorar a educação. [tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro; revisão técnica: Adolfo Tanzi Neto, Lilian Bacich]. - Porto Alegre: Penso, 2015.

MORAES, Maria Cândida. A formação do educador a partir da complexidade e da

transdisciplinaridade. Revista Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 13-38, 2007.

MORAN, José. Educação Híbrida Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 2º reimpressão, 2017.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. 21º ed. Campinas/SP: Papirus, 2013.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

PRENSKY, M. Homo sapiens digital: dos imigrantes e nativos digitais à sabedoria digital. Conectados no ciberespaço. São Paulo: Paulinas, p. 101-116, 2012.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. Colaboradores José Augusto de Souza Peres (et. al.). -3. ed. -14. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.

SALDANHA, C. C., ZAMPRONI E. C. B. & BATISTA, M. L.A. Semana Pedagógica-Estilos de aprendizagem. Paraná, 2016. Disponível em:

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_an

exo1.pdf. Acesso em 30 de março. de 2022.

VALENTE, José Armando. O ensino híbrido veio para ficar. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 2º reimpressão 2017.

VARK-LEARN. A Brief Biography of Neil D. Fleming. Disponível em: http://www.vark-learn.com/. Acesso em 31 de março de 2022.

VASCONCELOS, Alana Danielly. Trilhando caminhos da formação profissional sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação no curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. 2020. (TESE). Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14767. Acesso em 31 de março de 2022.

Published
2022-06-24