ENSINO HÍBRIDO COMO PROPOSTA DE PROTAGONISMO DISCENTE
Abstract
References
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; DE MELLO TREVISANI, Fernando. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015, 2º reimpressão 2017.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. - Porto Alegre: Penso, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede–8ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DISCENTE A1; A2. Ensino híbrido como proposta de protagonismo discente. [Questionário aplicado pelos] autores. São Cristóvão - SE. 19 de set. 2019.
DOCENTE B1; B2. Ensino híbrido como proposta de protagonismo discente. [Questionário aplicado pelos] autores. São Cristóvão - SE. 19 de set. 2019.
HORN, M.B., STAKER, H. Blended usando inovação disruptiva para aprimorar a educação. [tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro; revisão técnica: Adolfo Tanzi Neto, Lilian Bacich]. - Porto Alegre: Penso, 2015.
MORAES, Maria Cândida. A formação do educador a partir da complexidade e da
transdisciplinaridade. Revista Diálogo Educacional, v. 7, n. 22, p. 13-38, 2007.
MORAN, José. Educação Híbrida Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 2º reimpressão, 2017.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. 21º ed. Campinas/SP: Papirus, 2013.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.
PRENSKY, M. Homo sapiens digital: dos imigrantes e nativos digitais à sabedoria digital. Conectados no ciberespaço. São Paulo: Paulinas, p. 101-116, 2012.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. Colaboradores José Augusto de Souza Peres (et. al.). -3. ed. -14. Reimpr. São Paulo: Atlas, 2012.
SALDANHA, C. C., ZAMPRONI E. C. B. & BATISTA, M. L.A. Semana Pedagógica-Estilos de aprendizagem. Paraná, 2016. Disponível em:
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/julho_2016/dee_an
exo1.pdf. Acesso em 30 de março. de 2022.
VALENTE, José Armando. O ensino híbrido veio para ficar. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 2º reimpressão 2017.
VARK-LEARN. A Brief Biography of Neil D. Fleming. Disponível em: http://www.vark-learn.com/. Acesso em 31 de março de 2022.
VASCONCELOS, Alana Danielly. Trilhando caminhos da formação profissional sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação no curso de pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. 2020. (TESE). Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14767. Acesso em 31 de março de 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).