PERSPECTIVA DE FUNDAMENTOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO SENAC TOCANTINS
Abstract
Este artigo objetiva analisar o Projeto Político Pedagógico do SENAC-TO na Educação Profissional e Tecnológica, tendo como referência os fundamentos teórico-epistemológicos da interdisciplinaridade. Buscou-se apresentar a fundamentação teórico-epistemológica da interdisciplinaridade e identificar características interdisciplinares no Projeto Político Pedagógico do SENAC-TO. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa de natureza exploratória. O procedimento metodológico deu-se através de pesquisa documental e bibliográfica, tendo como principais teóricos: Augusta Thereza de Alvarenga, Américo Sommerman, Ivani Catarina Arantes Fazenda, Leis Lenoir, Jurjo Torres Santomé, Edgar Morin e Basarab Nicolescu. No que tange ao Projeto Político Pedagógico do SENAC-TO, detectou-se que embora haja ações pedagógicas que busquem uma ampliação dos modos tradicionais de ensinar e aprender, estas estão situadas esporadicamente e de forma pontual em alguns tópicos do referido projeto. Dessa forma, a partir do estudo realizado, foi possível concluir que o Projeto Político-Pedagógico do SENAC-TO, representa o currículo construído para determinado público da educação profissional e, portanto, ainda não é suficiente para se materializar em comportamentos e atitudes dos discentes amparados na perspectiva da interdisciplinaridade.
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