POLÍTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS CENTRAIS
Abstract
Este texto procura identificar e compreender como se articulam os elementos teórico-conceituais centrais da Política de Educação Física, Esporte e Lazer (Pefel) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental tendo como elemento de análise o texto da Política. A análise permitiu interpretar que a Pefel pode ser visualizada como um documento inovador no contexto da Educação Física ao apontar concepções, ações e diretrizes articuladas com os preceitos da instituição a que está vinculada. Além disso, o pano de fundo do documento consiste, basicamente, em articular os valores, comportamentos, significados e saberes, compatíveis com os preceitos de uma sociedade republicana e democrática. Assim, ao fazer a equalização tanto com os documentos norteadores do IFRS quanto com a Lei de criação dos Institutos Federais, o texto permitiu vislumbrar potencial para fortalecer uma atuação pautada pela busca da promoção da justiça social, equidade e inclusão.
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