GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O artigo tem como objetivo refletir sobre a Gestão Escolar no processo pedagógico na Educação Infantil. A indagação que orienta a pesquisa é de como a Gestão acompanha este processo pedagógico realizado no ambiente educacional. Analisar as ações pedagógicas da gestão, neste processo de acompanhamento do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil se torna fundamental. Trata-se de uma pesquisa com finalidade básica, realizada de forma exploratória e descritiva, qualitativa, incluindo pesquisa de campo em dois Centros de Educação Infantil, com todos os níveis (berçário, maternal e pré-escolar) da Educação Infantil, ambos localizados em bairros de periferias da cidade de Lages/SC. Participaram da pesquisa duas gestoras, duas auxiliares de gestão, quatro professoras de berçário e maternal, sendo duas de cada CEIM. A coleta de dados foi efetuada por meio de observação não participante e entrevistas semiestruturadas, foram realizadas com a gestão, auxiliar de gestão e os professores, por meio de perguntas abertas. Os resultados da análise apontam a dificuldade em conciliar a sua atenção, seu tempo e observação para os aspectos administrativos e pedagógicos do CEIM. Para acompanhar o processo pedagógico que ocorre no espaço educacional, as professoras repassam para a gestão seus planejamentos por escrito, ocorrem visitas da gestão nos espaços pedagógicos e há diálogo entre gestor e docente. Com o parecer de número 3.536.061 pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
_______ Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da educação infantil / Instituto Avisa Lá – Formação continuada de educadores; Ministério da Educação; Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF – São Paulo: Ed.Instituto Avisa Lá , 2015.
_______Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CÁRIA, Neide Pena; ANDRADE, Nelson Lambert de. Gestão democrática na escola: em busca da participação e da liderança. 2016. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Quadrimestral. ISSN 1982-7199. Disponível em
DUARTE, Bruna da Silva; BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Desenvolvimento Infantil: Importância das atividades operacionais na educação infantil. Docência: Saberes e Práticas. Londrina, 2015. P. 292-306. Disponível em < http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20 E%20PRATICAS/DESENVOLVIMENTO%20INFANTIL.pdf>. Acesso em 02 abr. 2020
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
LIMA, Marcos Antonio Matins; et. al. Funções da gestão educacional: Planejamento, organização, direção e controle nas escolas municipais de Aquiraz-CE, Brasil. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 8, p. 127-146, 2014. Disponível em
LUZ, Anízia Aparecida Nunes; MELLO, Lucrécia Stringhetta. Gestão Na Educação Infantil: concepções e práticas no espaço de formação. 2015. Disponível em < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19374_9465.pdf>. Acesso em 03 nov. 2019.
OLIVEIRA, Elaine Ribeiro de. A Educação Inclusiva Na Educação Infantil: Compromissos E Desafios Da Gestão Educacional. Lages/SC. 2017.
SALVI, Luciana Rita Bellincanta; GUNTZEL, Carolina Borges Souza. Análise Do Papel Do Coordenador Pedagógico No Fomento À Construção Do Projeto Político Pedagógico E À Gestão Democrática. In: Lúcia Schneider Hardt; Neide Martins Arrias; Danilo J. S, Botelho; Vilmar Martins. (Org.). Coordenação Pedagógica: (per) formações e cartografias. 1ed. FLORIANÓPOLIS: NUP/CED/UFSC, 2015, v. 1, p. 67-80.
SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005.
__________ Secretaria de Estado de Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Ensino Fundamental: Disciplinas Curriculares – Florianópolis: COREN, 1998.
SANTOS, Camille Anjos de Oliveira; SILVA, Carla Cristie de França; OLIVEIRA, Ana Beatriz Cunha Maia de. Formação De Professores: O Desafio Da Prática. In: XIII Congresso Nacional De Educação - EDUCERE, 2017, Curitiba. Formação de Professores: contextos, sentidos e práticas. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2017. p. 4642-4654.
SANTOS, Sandro Vinícius Sales dos; SILVA, Isabel de Oliveira e. Crianças na educação infantil: a escola como lugar de experiência social. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 131-150, 2016. Disponível em
SOUZA, Ivonete Crestani de. Gestão de sala de aula e a parceria entre professor e coordenador pedagógico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade Federal do Paraná. Disponível em <.https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/47072/R%20%20E%20%20IVONETE %20CRESTANI%20DE%20SOUZA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 05 abr. 2020.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e processo político-pedagógico. 14. ed. S.L.: Libertad, 2005. 205 p.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).