A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO: ROMPENDO A DICOTOMIA TEORIA/PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Abstract
O estágio curricular é um dos fatores de grande influência na formação de professores diante do desafio de articulação entre a teoria e prática pedagógica. Nesse sentido, esse trabalho apresenta e analisa a experiência do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de São Paulo, iniciado em 2009 como modelo especial e obrigatório de estágio curricular. A partir da apresentação de princípios e modo de funcionamento do PRP, o texto analisa, por meio de metodologia qualitativa, registros de cadernos de campo e relatórios de residentes nos últimos dez anos em busca de indícios acerca de sua avaliação. Os resultados reforçam os aspectos inovadores da experiência e sua potencialidade para superar a dicotomia teoria/prática e oportunizar aos licenciandos uma maior aproximação com a realidade da escola pública brasileira.
References
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: CNE, 2015.
CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da educação, v. 6, p. 9-27, 1998.
GATTI, B. (2014). A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, (100), 33-46. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p33-46
GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educação & Sociedade [en linea] 2010, 31 (Octubre-Diciembre) : [Fecha de consulta: 26 de diciembre de 2018] Disponible en:
GIGLIO, C. M. B. Residência pedagógica como diálogo permanente entre a formação inicial e continuada de professores. In: DALBEN, A. I. L. de F.; DINIZ-PEREIRA, J. E.; LEAL, L. de F. V.; SANTOS, L. L. de C. P. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GIGLIO, C. M. B.; LUGLI, R. S. G. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do Programa de Residência Pedagógica na Unifesp. Cadernos de Educação, n. 46, p. 62-82, 2013.
IMBERT, F. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Plano Editora, 2003.
LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006.
MARTINS, E. Família e Escola no Contexto de um Programa de Residência Pedagógica Um estudo a partir do enfoque histórico-cultural. ES Culturas, Changing Worlds, Changing education, p. 89-108, 2012.
MORETTI, V. D. A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp. Revista Educação. Porto Alegre, 2011, v. 34, n. 3, p. 385-390, set./dez. 2011.
MORETTI, V. D.; MARTINS, E. Atividade de Ensino, Mediação e Aprendizagem da Docência na Residência Pedagógica: uma Análise a partir da Teoria Histórico-Cultural. Revista Contrapontos, v. 15, n. 3, p. 394-411, 2015.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de pesquisa, n. 94, p. 58-73, 2013.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA, https://www3.unifesp.br/prograd/app/cursos/index.php/prograd/arq_projeto/951
POLADIAN, M. L. P. Estudo sobre o Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: uma aproximação entre universidade e escola na formação de professores. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 128f, 2014.
RIBEIRO, F. D. Aprendizagem da docência na prática de ensino e no estágio: contribuições da teoria da atividade. Tese (Doutorado) Programa de Pós-graduação em Educação. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 196 p., 2011.
ROLDÃO, M. do C. N. Formação de professores e desenvolvimento profissional. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, n. 2, p. 191-202, 2017.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2 ed. Petrópolis: Vozes,
2002
UNIFESP-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Manual do Programa de Residência Pedagógica. São Paulo: Porto de Ideias, 2014.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 7ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2008
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).