ENRIQUECIMENTO EDUCACIONAL DOMICILIAR DE SUPERDOTADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MÃE PROFESSORA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
References
AGÊNCIA BRASIL. Veja dicas para manter equilíbrio emocional das crianças na quarentena. Brasília, 2020. Disponibilidade em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-06/veja-dicas-para-manter-equilibrio-emocional-de-criancas-na-quarentena>. Acesso em: 30 jul. 2020.
ALMEIDA, S. Leandro; OLIVEIRA, Ema P.; SILVA, Manuela E.; OLIVEIRA, G. Cristiano. O papel dos professores na identificação de crianças sobredotadas: Impacto de variáveis pessoais dos alunos na avaliação. Braga, ANEIS (Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação). Vol. 1, nº 1 e 2, 2000.
AQUINO, Estela. M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 25, supl.1, p. 2423-2446. Junho. 2020. Disponibilidade em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020>. Acesso em: 29 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação infantil e ensino fundamental. Brasília, 2017.
______. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CEB Nº 02 de 11 de setembro de 2001. Brasília, DF, 2001.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Estudos sobre educação e o impacto da pandemia do coronavirus. 2020. Disponibilidade em: <https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/socioemocionais-para-crises/estudos-educacao-e-impacto-coronavirus.html>. Acesso em: 29 jan.2020.
MAIA, Berta Rodrigues e DIAS, Paulo César. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, e200067, 2020. Disponibilidade em: <https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067>. Acesso em: 30 jul. 2020.
MORAN, José. A culpa não é do on-line: contradições na educação evidenciadas pela crise atual. 2020. Disponibilidade em: <https://porvir.org/a-culpa-nao-e-do-online-contradicoes-na-educacao-evidenciadas-pela-crise-atual/>. Acesso em: 30 jul. 2020.
ORAN, P. Daniel e TOPOL, Eric J. Prevalence of Asymptomatic SARS-CoV-2 Infection. American College of Physicians: Annals of Internal Medicine. 2020. Disponibilidade em: <https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M20-3012>. Acesso em: 29 jul. 2020.
RENZULLI, Joseph. A concepção de superdotação no modelo dos três anéis: Um modelo de desenvolvimento para a promoção da produtividade criativa. In ---. Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Organização VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. e KONKIEWITZ, Elisabete Castelon. São Paulo: Campinas; Papirus, 2014, p. 219 - 264.
______. O Que é Esta Coisa Chamada Superdotação, e Como a Desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação. Porto Alegre – RS, ano XXVII, n. 1 (52), p. 75 – 131, Jan./Abr. 2004.
ROJKO, Andreja. Industry 4.0 Concept: Background and Overview. Special Focus Paper: iJIM, v.11, n. 5, p. 77-90, 2017. Disponibilidade em: <https://online-journals.org/index.php/i-jim/article/viewFile/7072/4532 >. Acesso em: 05 julho 2020.
SABATELLA, Maria Lúcia e CUPERTINO, Christina M. B., Práticas educacionais de atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação. In: FLEITH, Denise de Souza (Org). A construção de práticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: SEESP/MEC, v.1, 2007, p. 67-80.
SANAR MEDICINA. A Importância do Isolamento Social no Contexto da Pandemia de Covid-19. 2020. Disponibilidade em: <https://www.sanarmed.com/a-importancia-do-isolamento-social-no-contexto-da-pandemia-de-covid-19>. Acesso em: 29 jul. 2020.
UNIDO GENERAL CONFERENCE 17, 2017, Vienna. Industry 4.0 opportunities behind the challenge. Vienna: UNIDO, 2017. Disponibilidade em: < https://www.unido.org/sites/default/files/files/2020-06/UNIDO%20Background%20Paper%20on%20Industry%204.0_FINAL_TII.pdf>. Acesso em: 24 jul. 2020.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus. 2020. Disponibilidade em: <https://www.unasus.gov.br/noticia/organizacao-mundial-de-saude-declara-pandemia-de-coronavirus>. Acesso em: 29 jul. 2020.
VIRGOLIM, Angela M. R., Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007, p. 9-69.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).