A LINGUAGEM MUSICAL E AS PRÁTICAS MÚSICO-EDUCATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NA UNIDADE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO LUÍS-MA
Abstract
O presente trabalho discute sobre a linguagem musical e as práticas músico-educativas para o desenvolvimento de habilidades na Educação Infantil no contexto de uma escola pública municipal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, participante e cartográfica, com base em autores como Gobbi (2010), Almeida (2002), Brito (2003), Ariès (1978), Kuhlmann Jr. (1998), Farias e Sales (2012),Sarat (2009),Sacristan (2003), Oliveira (2010), Gil (2017), Werle e Bellochio (2009) e em documentos oficiais do MEC e normativos como a LDB (1996), RCNEI (1998) DCNEI (2009), CF (1988) dentre outros. Os instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação participante. A análise dos dados revelou ao longo da pesquisa e da intervenção que as docentes não especialistas em música adquiriram habilidades e ressignificaram suas práticas compreendendo que a musicalização ocorre por meio da ludicidade e nas crianças, foi possível observar que adquiriram conhecimentos musicais, habilidades expressas a cada atividade realizada.
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