GESTÃO ESCOLAR: NOVOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS FRENTE À PANDEMIA

Palavras-chave: Gestão Democrática. Educação Digital. Crise Sanitária.

Resumo

Este artigo tem como foco a gestão escolar, sua contribuição social e os desafios frente à pandemia. Seu propósito é analisar em quais aspectos os estudos voltados à gestão escolar contribuem e oferecem oportunidades para o gestor analisar e refletir sobre o papel e responsabilidade social da educação frente ao cenário de isolamento de crise sanitária generalizada. A relevância desta reflexão se dá a partir da interface entre a gestão escolar e a cultura digital com foco na autonomia e desafios da gestão, fundamentais à legitimação da cultura da educação digital ética e emancipadora, do ponto de vista humano e antropológico. É uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, subsidiada em referenciais teóricos do campo da educação, gestão escolar e das tecnologias digitais. Os achados apontam os impactos gerados e decorrentes da pandemia, que afetaram, intempestivamente, a práxis da gestão escolar, exigindo outra dinâmica de gestão que requer adaptabilidade, proatividade, inovação, reinvenção e criatividade no tocante à gestão da educação digital, assim como, a organização do pensamento para dialogar com a linguagem virtual, para que as plataformas digitais se transformem em plataformas do diálogo e veículo de humanização. O caráter democrático, dialético e crítico deve ser a marca da gestão. 

Biografia do Autor

Marilde Queiroz Guedes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa - Portugal  (UL/PT).  Doutora em Educação pela Pontífícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Docente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCHS/UFOB). 

Eliara Marli Rosa, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Diretora de escola – aposentada (DRE/SP).  

Ana Paula Souza do Prado Anjos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestrado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Graduada em Ciências Contábeis e em Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

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Publicado
2022-03-03