PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II, PELO VIÉS DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Abstract
Este trabalho apresenta e analisa algumas atividades de leituras e de produções de textos escritos, a partir da literatura infantil e juvenil. Participaram destas atividades alunos de três turmas do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola da rede pública estadual da cidade de Araguaína-Tocantins. As leituras de livros infantis e juvenis foram provocadas pelo professor de língua portuguesa visando promover a formação do leitor literário. Em seguida, os adolescentes fizeram compartilhamento das leituras por meio de vídeos, produção escrita de HQ e resumo das obras no formato pizza literária. O trabalho é de abordagem qualitativa, centrada na observação em salas de aulas, análise do planejamento pedagógico do professor e das produções escritas dos alunos. Por meio da participação dos alunos nos percursos de leituras e de escritas evidenciamos que é possível trabalhar a literatura infantil e juvenil com adolescentes, de modo a contribuir com sua formação leitora.
References
BORTONI, Marcia Elizabeth. MARTINS, Cátia Regina Braga. A construção da leitura e da escrita: do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRITTO, Luiz Percival Lemes. No lugar da leitura- biblioteca e formação. Rio de Janeiro: Edições Brasil Literário, 2015.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 4ª edição. São Paulo: Editora Nacional, 1975.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução: Laura Sandroni. 1. ed. São Paulo: Global, 2017.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed., 4ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 4ª ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 12º edição. Campinas, SP. Pontes, 2008.
LAJOLO, Marisa. ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil / Marisa Lajolo, Regina Zilberman. - 1.ed. - São Paulo: Ática, 2011.
PORTO, Márcia. Mundo das ideias: um diálogo entre os gêneros textuais. Ilustrações Felipe Grosso, Renato Teixeira. Curitiba: Aymará, 2009.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. Trad.: Neide Luzia de Rezende. IN: Leitura de literatura na escola/ Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros (orgs.). São Paulo, Parábola, 2013.
TESTA, Eliane. “Além da leitura”: “leitores reais” em condições de compartilhamentos de leituras. IN: Além da leitura: cartografias de leitura e de escrita [recurso eletrônico] / Eliane Testa; João de Deus Leite (Orgs.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).