ANÁLISE DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM OLHAR CRÍTICO REFLEXIVO ACERCA DO ENSINO REMOTO EM DIFERENTES CONTEXTOS ESCOLARES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DIGITAL

Abstract

Recentemente, devido a Pandemia da Covid-19, cidadãos do mundo todo tiveram que mudar totalmente a rotina. Diante disso, com um olhar crítico reflexivo acerca do ensino remoto em diferentes contextos escolares, buscou-se perceber como a prática pedagógica vem ocorrendo em diferentes realidades, assim como, quais tecnologias digitais vêm sendo utilizadas. Para tanto, foram analisados quatro vídeos e aplicado um questionário com 8 professores de diferentes realidades educacionais. Numa abordagem qualitativa, utilizando o método de análise textual discursiva e coleta de dados por meio de questionário e gravações de vídeos, a pesquisa abrigou a intenção de elaborar conhecimentos que proporcionem compreensão e transformação da realidade. Com esse estudo foi possível constatar, o quanto é importante o uso das tecnologias na educação, e o quanto os docentes têm a enriquecer seus procedimentos metodológicos, com a inserção da mesma. Também se constatou uma enorme discrepância entre o ensino público e privado.

Author Biographies

Marciléia Pereira do Carmo, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Docente efetiva da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).

Pedro Mário Costa Sales , Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT)

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Educação Ambiental pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente efetivo da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).  

Pricila Kohls-Santos, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Pós-doutora em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Líder do grupo de pesquisa interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil - GeTIPE. Integrante da RedGUIA Universidade Católica de Brasília. 

 

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Published
2022-03-03