MAPEAMENTO E ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Abstract
O artigo apresenta a análise de 19 artigos consultados no Portal de Periódicos da CAPES entre os anos de 2014 e 2019, que tinham como foco: o ensino de ciências e os espaços não formais de ensino. Para análise dos dados fez-se uso da Análise Textual Discursiva (ATD), partindo do seguinte questionamento: O que se mostra nesses artigos quando se aplica uso da ATD? Assim, emergiram cinco categorias: revelações e importância; relações entre objetos e espaços não formais; análise de trabalhos; contribuições; limitações. Evidenciou-se pela análise, que esta temática ainda é um campo aberto para estudos no ensino de ciências, e que há muito a ser explorado. Os espaços não formais de ensino estão ascendendo no Brasil, como notabilizam as pesquisas, sendo uma alternativa aos espaços escolares “tradicionais”, propondo novos ambientes que promovam políticas educacionais de aprendizagem por meio da exploração dos espaços públicos, culturais e sociais tão abundantes no país.
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