O MOVIMENTO DE LUTAS E RESISTÊNCIAS DO POVO QUILOMBOLA DE “POÇO DOS CAVALOS”, EM ITACURUBA/PE
Abstract
O presente trabalho descreve e analisa o processo de lutas e resistências do povo quilombola na comunidade Poço dos Cavalos, em Itacuruba, no sertão de Pernambuco. Buscando compreender, os movimentos de transformação e história da comunidade, com objetivo de mostrar os direitos específicos e diferenciados nos processos de organização sócio-política do grupo, a condição de mulher quilombola, assim como a luta pelo direito à educação dentro do território quilombola. Como embasamento teórico, utilizamos as referências dos anciãos e ancestrais para descrever a vivência quilombola, baseados em ideias decolonoais e nos estudos interculturais proporcionados pelo curso de Especialização em Educação Intercultural. Como metodologia, utilizamos a descrição analítica e a autobiografia. Como considerações finais, avaliamos o processo de luto da comunidade no enfrentamento das principais questões impostas à comunidade, como ausência de infraestrutura, carência de políticas públicas de atendimento à população e a luta pela implantação da escola quilombola.
References
ARRUTI, J. M. A. A emergência dos “remanescentes”: Notas para o diálogo entre Indígenas e Quilombolas, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Continuada Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Brasília, 2012. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_quilombola.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.
CCLF - CENTRO DE CULTURA LUIZ FREIRE. Sertão quilombola: a formação dos quilombos no sertão de Pernambuco. Olinda: CCLF, 2012.
Brasil. Ministério Público Federal. Câmara de Coordenação e Revisão. Reconhecimento de direitos territoriais de comunidades quilombolas. Brasília, MPF, 2018. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr6/documentos-e-publicacoes/manual-de-atuacao/docs/02_18_manual_de_atuacao_quilombolas.pdf
Acesso em: 28 mar. 2020.
FLORÊNCIO, R. R.; MARTINS, A. G. S. Aquilombolar-se: exemplo de ressignificação identitária a partir da Associação de Nova Jatobá, em Curaçá-BA. Revista Humanidades e Inovação – UNITINS, vol. 42, nº 2, 2020.
HAESBAERT, R. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. Porto Alegre, 2004b. Disponível em: http://www.uff.br/observatoriojovem/sites/default/files/documentos/CONFERENCE_rOGERIO_HAESBAERT.pdf. Acesso em: 17 fev. 2020.
CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas. Resiliência Quilombola. Disponível em: http://conaq.org.br/quem-somos/. Acesso em: 28 mar. 2020.
SANTOS, C. A. B.; FLORÊNCIO, R. R. Manifestações religiosas no Semiárido Nordestino: estudos sobre o hibridismo cultural e a territorialidade no submédio Sào Francisco. Revista Caribeña de Ciencias Sociales. Vol. 05, maio de 2017.
SILVA, W. O conto das quatro mil almas: uma etnografia do confronto de Indígenas e Quilombolas com a Central Nuclear do Nordeste em Itacuruba. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Programa de Pós-Graduação em Antropologia, UFPE, Recife, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/41921093/O_conto_das_quatro_mil_almas_uma_etnografia_do_confronto_de_Ind%C3%ADgenas_e_Quilombolas_com_a_Central_Nuclear_do_Nordeste_em_Itacuruba.
SILVA, W. Entrevista com Valdeci Ana dos Santos, em 31 de julho de 2018 na sua residência no município de Itacuruba. Material de pesquisa do autor (Circulação restrita).
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).