ENCONTRO DE POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Palavras-chave: Pandemia de Covid-19. Educação Inclusiva. Educação Especial. Desigualdade Social.

Resumo

Esta pesquisa traz uma investigação direcionada à educadores especiais da rede estadual de ensino em Santa Maria - RS, com o intuito de perceber como estes sujeitos entendem o ensino remoto emergencial, como estão realizando este trabalho direcionado ao AEE e quais os desafios encontrados neste percurso. O método de pesquisa, de natureza básica e abordagem qualitativa, foi desenvolvido por meio de um questionário estruturado direcionado aos educadores especiais. Com os resultados destes questionários e a reflexão acerca das percepções dos educadores sobre o ensino remoto emergencial e sobre o trabalho que vem sendo realizado, percebeu-se que os maiores desafios encontrados em situação de ensino remoto emergencial é a falta de acesso dos estudantes e a dificuldade das famílias no auxílio aos estudantes. Este resultado direciona a uma reflexão sobre como a desigualdade social e a falta de valorização do professor podem refletir diretamente na qualidade do ensino remoto emergencial.

 

Biografia do Autor

Bárbara Gai Zanini Panta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora de Educação Especial do estado do Rio Grande do Sul e do município de Santa Maria, lotada atualmente na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi e Escola Municipal De Ensino Fundamental Castro Alves. 

Ângela Balbina Neves Picada, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Tecnologias Educacionais em Rede pela UFSM. Graduação em Letras pela Faculdade Imaculada Conceição. Professora, pesquisadora e tutora a distância da Universidade Federal de Santa Maria. Professora da Rede Pública Estadual. 

 

Sílvia Maria de Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós- doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFSM). Doutora em Educação pela Universidad Autonoma de Barcelona. Mestra em Inovação e Sistema Educativo pela Universidad Autonoma de Barcelona. Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria. 

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Publicado
2022-03-03