CUMPRA-SE UM CURRÍCULO!: DAS REDES POLÍTICAS DE GOVERNANÇA AO MOVIMENTO DE (RE)ELABORAÇÃO DOS REFERENCIAIS CURRICULARES NA BAHIA

Abstract

O objetivo desse texto é trazer uma análise acerca do vigente Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos. Ele tem como referência o DCRB/Currículo Bahia que por sua vez, defende a conformidade dos currículos às normativas da BNCC. Argumento, por essa razão, que tal Programa, enquanto produto de articulações políticas, é um dos mecanismos de implementação da Base, e por isso me interessa questionar: que sentidos de currículo estão sendo construídos por meio do Programa de (Re)Elaboração de Referenciais Curriculares? Que demandas produzem significação para um currículo baiano? Como possibilidade metodológica, faço uso da noção de redes de política de Ball (2014). O estudo aponta que tais redes tentam naturalizar o setor privado como saída para a melhoria educacional através de um currículo economicizado, o qual pretende controlar a imprevisibilidade da diferença e suas diversas formas de existir.

Author Biography

João Paulo Lopes dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Práticas Educacionais e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGED/UESB. Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd/UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo, Subjetividade e Diferença - ProPEd/UERJ.

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Published
2021-05-03