FORMAS DE MEDIÇÃO DO RENDIMENTO E CONSEQUÊNCIAS NO CÁLCULO DO RETORNO SOBRE OS ATIVOS (ROA): UMA REVISÃO CONCEITUAL.
Abstract
O objetivo deste estudo é analisar quais as consequências no ROA (retorno sobre ativos), quando da utilização de diferentes formas de medição do rendimento. As formas de medição, abordado neste trabalho, são: o rendimento operacional de contabilidade, renda abrangente e lucro líquido. As normas contábeis norte-americanas (US GAAP) possibilitam o uso das duas primeiras formas enquanto o que e a legislação brasileira (Lei 6.404/76) estabelece a aplicação do terceiro. O trabalho apresenta as três formas de medição do rendimento visando responder quais as consequências no ROA para a utilização das diferentes formas de medição do rendimento. As principais semelhanças e diferenças entre os três conceitos habitam nos seguintes aspectos: valor de medição dos custos e despesas; consideração de itens extraordinários, como integrante do resultado ou da equidade; o tratamento contabilístico de derivação contribuições de não acionistas ou de terceiros, com características de reserva de capital. O ROA é calculado a partir da renda apresentada para a empresa, e então a forma de medição utilizada influenciará a análise desse ponteiro.
Palavras-chave: medição de rendimento; retorno dos investimentos; itens extraordinários.
References
Entre os índices comumente usados por investidores e analistas, de acordo com Rappaport, citado em Frezatti (2005), o mais frequentemente utilizado pelo mercado é o retorno sobre o investimento (ROI).
Outra forma de apresentação dos resultados das empresas é discutida por Edwards e Bell (1973), denominadas atualmente de receitas operacionais, que, por causa das dificuldades de determinar valores atuais, foi adaptado para mostrar o rendimento da contabilidade empresarial.
Existem vários grupos que utilizam as informações geradas pela contabilidade, cada um com um interesse específico, e de acordo com Hendriksen e Van Breda (1999, p. 200), estes interesses incluem analisar o lucro como uma medida da eficiência da gestão da empresa; a utilização de dados de histórico de lucro como um instrumento para prever o comportamento futuro da empresa ou de pagamentos de dividendos futuros, e utilização do lucro como medida de desempenho e orientação para as decisões de investimentos futuros.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).