SÍMBOLOS E TRADIÇÃO GAÚCHA: UM ENFOQUE BIOLÓGICO
Abstract
O Estágio Curricular Supervisionado das Ciências Biológicas em Espaços Educativos visa proporcionar aos licenciandos vivências em espaços educativos não-formais, para que os mesmos desenvolvam atividades relacionados com a sua futura área de atuação, constituindo uma etapa importante para a formação docente. A pesquisa investigou as concepções sobre os diferentes elementos-símbolos tradicionais gaúchos relacionados ao Ensino de Ciências, entre estudantes de uma escola e participantes de um Centro de Tradição Gaúcha, no sentido de estabelecer um espaço de discussões sobre a importância da divulgação científica como meio de valorização da tradição gaúcha das questões biológicas e ambientais presentes nos símbolos culturais. Para tanto foi aplicado um questionário a 163 participantes para investigar as concepções referentes aos símbolos gaúchos e sobre o bioma Pampa. Os resultados foram tabulados e a partir da Análise de Conteúdo. Verificou-se que os participantes reconhecem a maior parte dos símbolos gaúchos oficiais, tendo mais dificuldade em relação à flor e planta medicinal símbolo do Estado. Ainda em relação ao bioma Pampa, o desconhecimento sobre o mesmo foi amplamente evidenciado, sendo um ponto importante a atuação do ensino de ciências atreladas à cultura gaúcha, principalmente no meio escolar.
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