O COMÉRCIO DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O AUMENTO DA DESIGUALDADE NO BRASIL
Abstract
Mesmo passado mais de setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tal como pouco mais de trinta anos da nova Constituição Federal, no Brasil ainda há muitos direitos que apenas estão presentes nos documentos, e que na prática não estão sendo efetivados. Um desses direitos é referente a uma educação igualitária e de qualidade para todos. A educação, objeto pilar da sociedade, que é um mecanismo de combate às desigualdades sociais tem, nos últimos anos, se tornando uma ferramenta que potencializa tal desequilíbrio devido a uma nova onda na educação, que é o seu comércio. O comércio da educação tem feito com que para os mais pobres, o ingresso ao ensino superior tenha mais barreiras, mesmo com as políticas de cotas. Assim, a metodologia deste trabalho consistiu em analisar o campo teórico dos estudos da educação, e com isso fazer uma reflexão do percurso histórico e cultural que as práticas de ensino, e de fato, a Educação Básica no país tem seguido nos últimos anos. Os principais resultados demonstraram que o processo de colocar a educação como comércio, devido aos exames de ingresso nas instituições de ensino superior, é um utensílio para o aumento das diferenças entre as classes.
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