MÍDIA, EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Abstract
A mídia é importante agente de mediação nas sociedades democráticas, sendo responsável por um processo dialético com o espectador que envolve esferas sociais, políticas, econômicas e culturais. É uma via importante para a educação, sobretudo no que tange à cidadania. Planos e diretrizes nacionais consideram a mídia como um dos eixos necessários à Educação em Direitos Humanos. A televisão é o principal veículo midiático do país, pois é amplamente presente no cotidiano dos brasileiros. Destaca-se a importância dos telejornais, que se caracterizam pela credibilidade junto ao público e são relevantes educadores informais. Este artigo visa refletir sobre o papel educador da mídia na sociedade contemporânea, mais especificamente sobre os telejornais, analisando sua possível contribuição para a Educação em Direitos Humanos. Como método de pesquisa, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, considerando-se trabalhos em português e espanhol publicados a partir dos anos 2000, além de trabalhos produzidos no século XX para conceitos e teorias sociológicas. Verificou-se que a mídia pode contribuir para o conhecimento ou o preconceito em relação aos Direitos Humanos. A leitura crítica da mídia, neste processo, é fundamental para evitar que usuários simplesmente reproduzam preconceitos ou ideias distorcidas, sem a devida análise crítica dos conteúdos divulgados ou omitidos.
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