EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ESCOLA BÁSICA: PRODUÇÕES EM TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS (2014-2018)
Abstract
O presente texto objetiva refletir sobre a produção acadêmica de dezessete teses, vinte e seis dissertações e vinte e cinco artigos qualificados entre A1 e B5 com abordagem vinculada a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Utilizamos como suporte metodológico as orientações conceituais de Marli André (2009), no que toca ao “Estado da Arte” e Laurence Bardin (2016) para a análise de conteúdo. Dentre as conclusões, ressaltamos a ampliação de produção de teses na Região norte do Brasil, sobre esta temática no período estudado, na relação com às demais regiões. Além deste aspecto, fazemos eco à literatura especializada em relação à “imperiosidade” no que tange a urgência da ampliação de discussões sobre o que tem sido produzido no campo da temática para o fortalecimento de uma educação aberta ao diálogo com a diversidade, sobretudo no contexto político e educacional atual.
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