EDUCAÇÃO E PROCESSOS (SEMI) FORMATIVOS NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE FRANKFURTIANA
Abstract
Este artigo trata do tema (Semi) formação docente. Pretende-se refletir sobre a nova proposta de formação de professores presente nas DCN’s para a formação inicial de professores, a qual instituiu também a BNC da formação de professores. Partiu-se do questionamento: de que forma as políticas formativas atuais instauram “novos” modos de (semi) formar a docência? As análises realizadas apontaram que as propostas formativas formuladas pelas políticas nacionais de formação de professores estão subordinadas aos imperativos semiformativos, reduzindo a capacidade crítica do pensar e do fazer pedagógicos. Nesse contexto, a proposta deste artigo é refletir sobre a importância de se conceber os caminhos da educação comprometida com a formação (Bildung) de indivíduos autônomos capazes de ressignificar a percepção da realidade pela via da crítica. Viu-se na Teoria Crítica o referencial teórico-filosófico que contempla a possibilidade de desenvolver em bases diferentes a análise do processo social em que se insere a Educação na atualidade, bem como seus vínculos com a produção da (Semi) formação (Halbbildung).
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