INDICADORES DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ATUALIZADA
Abstract
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre indicadores de qualidade no ensino superior, na modalidade a distância. Para isso, realiza-se uma breve caracterização da modalidade de educação a distância e de indicadores de qualidade. Conceitua-se o uso de indicadores na educação, mais especificamente na modalidade a distância. A metodologia utilizada é a de revisão bibliográfica narrativa de documentos publicados nos últimos oito anos. Realizou-se uma análise qualitativa dos resultados obtidos em publicações coletadas em quatro categorias: Artigos Científicos, Documentos Governamentais, Instrumentos Avaliativos e Censos Educacionais, todas apresentando um vasto espectro de indicadores, tanto aqueles utilizados atualmente, quanto diversas propostas de indicadores de qualidade encontrados na literatura.
References
BOWDEN, J.; MARTON, F. The university of learning: Beyond quality and competence (2nd ed.). New York: Routledge Falmer, 2003.
BRASIL. Decreto-lei N.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o Art. 80 da LDB da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996. Disponível em:
CASTRO, A. A. Curso de revisão sistemática e metanálise. São Paulo: LED-IS/UNIFESP, 2006. Disponível em:
COOK, D. J.; MULROW, C. D.; HAYNES, R. B. Systematic reviews: synthesis of best evidence for clinical decisions. Ann Intern Med. 1997.
CORDEIRO, A. M.; OLIVEIRA G. M.; RENTERÍA, J. M. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Comunicação Científica. Rio de Janeiro: 2007. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rcbc/v34n6/11> Acesso em: 21 out. 2018.
DEED, Diretoria de Estatísticas Educacionais. Censo da Educação Superior - Notas Estatísticas 2017. Brasília, 2017. Disponível em:
DEUTSCHES INSTITUT FÜR NORMUNG. PAS 1032-1: reference model for quality management and quality assurance. Berlin, 2004.
FRANCO, L. R. H. R.; BRAGA, D. B.; RODRIGUES, Alessandra. EaD Virtual: Entre a Teoria e Prática. 2. ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2011.
FRANCO, M. E. D. P.; MOROSINI. M. C. (Org.). Qualidade da educação superior: dimensões e indicadores. Série qualidade na educação superior. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011.
FILGUEIRAS, E. A. Pós-graduação “Latu Sensu”: um modelo para projetos e avaliação com base em indicadores da qualidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Paraná. Florianópolis, 2005.
GOLDRATT, E. Teoria das Restrições. New Haven, CT, Goldratt Satellite Program/Avraham Y. Goldratt Institute do Brasil, 1999.
HOLMBERG, B. A Discipline of Distance Education. Journal of Distance Education Revue de l’éducation à distance. V. 1 n. p. 25-40, 1986. Disponível em:
HRONEC, S. M. Sinais vitais: usando medidas de desempenho da qualidade, tempo e custos para traçar a rota para o futuro de sua empresa. São Paulo: Makron Books, 1994.
INEP. Indicadores Educacionais do Censo Escolar 2017. Brasília: 2017. Disponível em:
______. Indicadores educacionais do Censo Escolar 2017 estão disponíveis para consulta. 02/07/2018. Disponível em:
______. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - Presencial e a Distância. Brasília: 2017. Disponível em:
INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO/IEC 19796-1: information technology: learning, education and training: quality management, assurance and metrics: part 1: general approach. Geneva, 2005.
JACOB, R. C. G. Avaliação institucional e indicadores de qualidade nos cursos superiores. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2003.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. 3. ed. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
KIRKPATRICK, D. Quality assurance in open and distance learning. Knowledge Series - Commonwealth of Learning, 2005.Disponível em:
LEZBERG, A. K. Accreditation: Quality control in higher distance education. In: M. G. M. (Ed.), Handbook of Distance Education (2nd ed., pp. 403 - 417). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EaD. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MAROTO, M. L. M. Educação à distância: aspectos conceituais. In: Informe CEAD – Centro de Educação à Distância. SENAI, Rio de Janeiro, ano 2, n. 8, jul/set, 1995. MIL, Daniel R. S.;
PIMENTEL, N. M. (Org.). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCAR, 2010.
MEC. Regulamentação da EaD no Brasil -Brasília: Ministério da Educação, 2007. Disponível em:
MEC/SEED (2007). Referenciais de qualidade para educação superior a distância Brasília: Ministério da Educação. Disponível em:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretária de Educação a Distância. Referencial de qualidade para os cursos a Distância. Brasília: 2007.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: Sistema de Aprendizagem on-line. Tradução e revisão técnica: Renata Aquino Ribeiro. 3. ed. São Paulo.
MORAN, J. M. Avaliação do ensino superior a distância no Brasil (The evaluation of higher distance education in Brazil), 2007. Educação a Distância Retrieved 30/01/2008. Disponível em: < http://www.eca.usp.br/prof/moran/avaliacao.htm>. Acesso em: 10 set. 2018.
MOROSINI, M. C., FERNANDES, C. M. B.; LEITE, D. et al. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: 2016.
PEREIRA, C. Educação é dinheiro. VEJA São Paulo, v. 41, n. 2078, 17 set. 2008. Disponível em:
PEREIRA, F. C. B. Determinantes da evasão de alunos e os custos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na universidade do extremo sul catarinense. 172 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Paraná, Florianópolis, 2003.Acesso em: 10 set. 2018.
RICCI, S. M. Qualidade total no ensino superior: estudo de caso na UNIMEO/CTESOP de Assis Chateaubriand-PR. 152 f. Dissertação (Mestre em Engenharia da Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
RODRIGUES, C. M. C.; FALLER, L. P. Qualidade em educação a distância. Qualidade da educação superior: série qualidade na educação superior. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011.
RUMMLER, G. A., BRACHE, A. P. Melhores desempenhos das empresas: uma abordagem prática para transformar as organizações através da reengenharia. São Paulo: Makron Books, 1994.
THOMPSON, M. M.; IRELE, M. E. Evaluating distance education programs. In: M. G. Moore (Ed.), Handbook of Distance Education (2nd ed., pp. 419 - 436). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
VIEBRANTZ. R. Qualidade na Educação tecnológica. Qualidade da educação superior: série qualidade na educação superior. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).