AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS PACIENTES ATENDIDOS EM UM HOSPITAL DE OLHOS DA CIDADE DE ARAGUAÍNA
Abstract
O presente trabalho, tem como objetivo avaliar a qualidade do atendimento recebido em um Hospital de Olhos da cidade de Araguaína, sob a óptica dos pacientes atendidos, onde buscou-se identificar os principais fatores que afetam a satisfação dos pacientes atendidos na instituição e também transcrever sugestões para a melhoria da qualidade no atendimento sob o ponto de vista do paciente atendido. Materiais e métodos: trata-se de um estudo transversal e exploratório, com análise quanti-qualitativa, por meio de um operador de Call Center, aplicando questionário composto por pergunta fechada com 05 opções. Evidenciou-se a importância da satisfação do paciente, uma vez que eles são os responsáveis pelo sucesso da empresa, bem como pelo fracasso. Portanto, entende-se que o Administrador deve atuar centrado no paciente, pois a avaliação contínua da satisfação do cliente constitui um dos elementos fundamentais da qualidade. Resultados: A partir da pesquisa realizada, constatou-se que 79,8% dos pacientes atendidos em um Hospital de Olhos da cidade de Araguaína estão satisfeitos, onde atribuíram a nota máxima ao atendimento recebido.
References
BARROS NETO, João Pinheiro de; SOUZA Gerson de. Manual do Empreendedor: De micro a pequenas empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.
CARAVANTES, Geraldo R. CARAVANTES, Cláudia, BJUR, Wesley. Administração e Qualidade: A Superação dos Desafios. São Paulo: Makron Books, 1997.
CHIAVENTATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. 6 ed. Rio de Janeiro - RJ: Campus, 2001.
FELICISSIMO, Angelo. Manual de Gestão Hospitalar do CQH. Tamboré - SP: Oesp Gráfica, 2003.
FONTINELE JÚNIOR, Klinger. Administração Hospitalar. Goiânia - GO: ABDR, 2002.
GARVIN, David. Gerenciando a Qualidade: Uma Visão Estratégica e Competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
MALAGÓN-LONDOÑO, Gustavo, GALÁN MORERA, Ricardo, PONTÓN LAVERDE, Gabriel. Administração Hospitalar. 2 ed. São Paulo: Panamericana, 2003.
MARTINS, Domingos. Administração Financeira Hospitalar. São Paulo - SP: Atlas, 2005.
MOLLER, Claus. O lado Humano da Qualidade: Maximizando a Qualidade de Produtos
Através de Desenvolvimento das Pessoas. São Paulo: Pioneira, 1992.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MARCHETTI, R.; PRADO, P.H.M. Um Tour pelas Medidas de Satisfação do Consumidor. Revista de Administração de Empresa. 2001.
Hoffman, K. D. & Bateson, J. E. G. (2006). Princípios de marketing de serviços: conceitos,
estratégias e casos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Moutella, C. (2002). Fidelização de Clientes como diferencial Competitivo. Disponível em:
http://pecademissaoevatrabalhar.files.wordpress.com/2007/08/curso-fidelizacao.doc
Kotler, P. (1998). Administração e Marketing. (5ªed). São Paulo: Atlas.
Kotler, P. (2000). Administração de Marketing. (10ª ed). 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall.
Whiteley, Richard C. (1996). A empresa totalmente voltada para o cliente: do planejamento à ação. Rio de Janeiro: Campus.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).