CONSTRUTO IDENTITÁRIO DO SUJEITO TSE: ESCRITA DE SI, DISCURSO(S) E REPRESENTAÇÃO(ÕES)
Abstract
O propósito deste trabalho é refletir sobre como o acontecimento da implantação do Sistema de Planejamento e Diário Online ocorrido nas escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul contribuiu para o construto identitário dos servidores públicos – Técnicos em Secretaria Escolar, capacitados pelo Programa Profuncionário. Analiso a materialidade linguística, a escrita virtual desses sujeitos postada no Formulário online Google Drive. Problematizo possíveis representações desses profissionais a partir dos discursos e das relações que estabelecem com outros discursos. O corpus é constituído por recortes de discursos, postados durante o acontecimento da implantação do Sistema Oficial de Planejamento e Diário Online. O quadro teórico-metodológico é de linha francesa da Análise de Discurso, pautado nas contribuições advindas das obras de Pêcheux (1988), Foucault (2004), Coracini (2003) e Lévy (1993). Os resultados emergem a representação do Técnico Escolar como sujeito que se encontra à margem e sem voz, enquanto servidor público “não-docente”.
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