A ÉTICA COMO MÉTODO EPISTEMOLÓGICO EM EDGAR MORIN: NOTAS DE UMA LEITURA SITUADA NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI

Abstract

O presente artigo analisa a ética e suas implicações nas relações humanas e sociais no contexto do século XXI e tem como objetivo refletir acerca da ética como método epistemológico em busca de respostas às indagações e contingências humanas e sociais, notadamente no processo de elaboração científica. A investigação foi realizada tendo como parâmetro a pesquisa bibliográfica de caráter interpretativo com vistas à produção de notas de leituras acerca do tema ética. Essas foram elaboradas inicialmente como resenha crítica, que em seguida foi reelaborada para aprofundar a investigação do livro “O Método 6. Ética” de Morin (2011), fundamentada em estudos anteriores desse autor, trilhando os caminhos da análise temática como delineada por Severino (2007). Com essa metodologia foi possível compreender a proposição de Morin (2011) através de sua percepção do tema, da argumentação utilizada e da conclusão. As notas de leituras estão formalizadas de acordo com um artigo de revisão científica nas quais, identifica-se: introdução, desenvolvimento e conclusão, respectivamente situam o leitor nas ideias centrais, secundárias, problematização e propositivas. Essas etapas analíticas possibilitaram elaborar uma síntese mostrando o pensamento de Morin (2011) em relação a ética como método guia para a ciência e a vida inserido na Teoria da Complexidade.

Author Biographies

Antonio Max Ferreira da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutorando e bolsista Capes no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN). 

José Mateus do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP-IFRN), Doutor em Educação (PPGED-UFRN). 

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Published
2021-08-10