A ÉTICA COMO MÉTODO EPISTEMOLÓGICO EM EDGAR MORIN: NOTAS DE UMA LEITURA SITUADA NO CONTEXTO DO SÉCULO XXI
Abstract
O presente artigo analisa a ética e suas implicações nas relações humanas e sociais no contexto do século XXI e tem como objetivo refletir acerca da ética como método epistemológico em busca de respostas às indagações e contingências humanas e sociais, notadamente no processo de elaboração científica. A investigação foi realizada tendo como parâmetro a pesquisa bibliográfica de caráter interpretativo com vistas à produção de notas de leituras acerca do tema ética. Essas foram elaboradas inicialmente como resenha crítica, que em seguida foi reelaborada para aprofundar a investigação do livro “O Método 6. Ética” de Morin (2011), fundamentada em estudos anteriores desse autor, trilhando os caminhos da análise temática como delineada por Severino (2007). Com essa metodologia foi possível compreender a proposição de Morin (2011) através de sua percepção do tema, da argumentação utilizada e da conclusão. As notas de leituras estão formalizadas de acordo com um artigo de revisão científica nas quais, identifica-se: introdução, desenvolvimento e conclusão, respectivamente situam o leitor nas ideias centrais, secundárias, problematização e propositivas. Essas etapas analíticas possibilitaram elaborar uma síntese mostrando o pensamento de Morin (2011) em relação a ética como método guia para a ciência e a vida inserido na Teoria da Complexidade.
References
GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; TARGINO, Maria das Graças. Responsabilidade ética e social na produção de periódicos científicos. Perspectiva. ciênc. inf., Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 33-54, abril de 2008. Disponível em:
MORIN, Edgar. O Método 6: Ética. Tradução Juremir Machado da Silva. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
______. O método 1: A natureza da Natureza. 3.ed. Trad. Maria Gabriela de Bragança. Portugal: Publicações Europa-América Lda., 1997.
______. O Método 2: A vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2001.
______. O Método 3: Conhecimento do conhecimento. 5. ed. Tradução por Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2015.
______. O método 4: As ideias. Porto Alegre: Sulina, 1998.
______. O Método 5: A humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2002.
______. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
______. Meus demônios. São Paulo: Bertrand Brasil; 1993.
______. O cinema ou o homem imaginário. São Paulo: É Realizações, 2014.
______. O cinema ou o homem imaginário. São Paulo: É Realizações, 2014.
______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 22. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
______. A morte e a ferramenta. In: O homem e a morte. Tradução de Cleone Augusto Rodrigues. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1997. p. 91-106.
______. Epistemologia da tecnologia. In: Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
______. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.
______. Amor, poesia, sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
______. O enigma do homem: para uma nova antropologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
MORIN, Edgar; CIURANA, Emílio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2003.
MORIN, Edgar; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2000.
OLIVEIRA, Juliana Michelli da Silva; ALMEIDA, Rogério de. As máquinas de complexidade: diálogo com Edgar Morin. Educ. Pesqui. São Paulo, v.45, e201945002002, 2019. Disponível em:
QUEM é Edgar Morin? Disponível em:< http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/4631-quem-e-edgar-morin>. Acesso em 27 de mai. 2020.
SANTOS, Silvana Sidney Costa; HAMMERSCHMIDT, Karina Silveira de Almeida. A complexidade e a religação de saberes interdisciplinares: contribuição do pensamento de Edgar Morin. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 65, n. 4, p. 561-565, ago. 2012 . Disponível em:
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ROSNAY, Joel de. Conceitos e operadores transversais. In: MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 493-499.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).