POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE E LICENCIATURA EM QUÍMICA

Abstract

O artigo é uma revisão de literatura sobre a formação de professores de Química no Brasil, desde as primeiras legislações referentes à atuação profissional e destacando como políticas docentes têm orientado os cursos ofertados em instituições de ensino superior. Trata-se de um estudo teórico bibliográfico e documental, constituindo-se em um relato de fatos sobre os cursos de licenciatura em Química que são viabilizados por iniciativas do poder público. Para tanto, baseia-se em evidências primárias e secundárias considerando os marcos legais e artigos de pesquisadores. Constata-se que durante os últimos 50 anos tal política é permeada por rupturas que afetam de forma significativa a formação de professores, e não conseguiu formar em quantidade e qualidade suficientes para atender as demandas da educação básica. Reitera-se a necessidade de que políticas docentes, como as demais políticas educacionais não sofram solução de continuidade, sendo instituídas como políticas de Estado e não de governos.

Author Biographies

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará e bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professor Assistente da Universidade Estadual do Ceará, lotado no Curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos. Tem experiência na área de Educação Científica e Tecnológica, trabalhando com os seguintes temas: Formação do Professor, Política de Formação Docente e uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em educação.

Eloisa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará e pesquisadora da área de Política e Gestão Educacional. Tem experiência na área de Educação, trabalhando com os seguintes temas: Indicadores educacionais, Gestão educacional e escolar, Formação docente e Recursos didáticos.

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Published
2021-09-28