LEVANTAMENTO DAS INTERCORRÊNCIAS À SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS

Abstract

No ambiente de trabalho existem diversos determinantes interferentes à saúde do trabalhador. Estes são potenciais condicionantes ao enfrentamento de morbidades e adversidades ocupacionais, sendo o trabalhador da educação veemente associado a essa problemática. O artigo objetiva evidenciar as principais intercorrências acometidas à saúde dos profissionais da educação básica de uma escola pública de Augustinópolis, TO. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e de cunho documental, que utilizou os dados do relatório anual de atestados médicos dos servidores de janeiro a fevereiro de 2019 da instituição estudada. A pesquisa mostrou que aproximadamente 50% dos profissionais foram submetidos a algum tipo de assistência médica, destes, 68,87% eram professores e 31,03% profissionais do setor administrativo. Diante dos resultados considera-se fundamental a implementação de políticas assíduas voltadas à saúde dos profissionais da educação, bem como a sensibilização dos atores sociais e políticos na reversão do cenário no qual a educação debruça-se.

Author Biographies

Milka Brasil Costa Sousa, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestranda em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Quésia Postigo Kamimura, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professor of the Graduate Program in Regional Planning and Development at UNITAU, Post-Doctorate in Public Health at the University of São Paulo. PhD in Public Health from the University of São Paulo, Master in Management and Regional Development from the University of Taubaté.E-mail: qkamimura@gmail.com

Adriana Leônidas de Oliveira, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professor of the postgraduate program in Regional Planning and Development at UNITAU, Post-doctorate in Administration at the Fundação de Getúlio Vargas - School of Business Administration of São Paulo - FGV / EAESP, Doctor and Master in Psychology at the Pontifical Catholic University of São Paulo Paulo- PUC, Specialist in Psychomotricity at UNITAU and Graduated in Psychology at UNITAU. E-mail: adrianaleonidas@uol.com.br

Marilsa de Sá Rodrigues, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Docente do programa de Pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela UNITAU. Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

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Published
2022-06-06