LEVANTAMENTO DAS INTERCORRÊNCIAS À SAÚDE DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE AUGUSTINÓPOLIS, TOCANTINS
Abstract
No ambiente de trabalho existem diversos determinantes interferentes à saúde do trabalhador. Estes são potenciais condicionantes ao enfrentamento de morbidades e adversidades ocupacionais, sendo o trabalhador da educação veemente associado a essa problemática. O artigo objetiva evidenciar as principais intercorrências acometidas à saúde dos profissionais da educação básica de uma escola pública de Augustinópolis, TO. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa e de cunho documental, que utilizou os dados do relatório anual de atestados médicos dos servidores de janeiro a fevereiro de 2019 da instituição estudada. A pesquisa mostrou que aproximadamente 50% dos profissionais foram submetidos a algum tipo de assistência médica, destes, 68,87% eram professores e 31,03% profissionais do setor administrativo. Diante dos resultados considera-se fundamental a implementação de políticas assíduas voltadas à saúde dos profissionais da educação, bem como a sensibilização dos atores sociais e políticos na reversão do cenário no qual a educação debruça-se.
References
ARAÚJO. R.T. Desafios da ação pedagógica: as funções do coordenador pedagógico. RTN, 2017. Disponível em:< https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/6174/5/DesafiosA%C3%A7%C3%A3o_artigo_2018.pdf>. Acesso em: 22 jan. 2020.
BATISTA, J. B; CARLOTTO, M. S; COUTINHO, A. S; AUGUSTO, L. G. Prevalência da síndrome de Burnout e fatores sociodemográficos e laborais em professores de escolas municipais da cidade de João Pessoa, PB. Rev Bras Epidemiol 2010; 13(3): 502-12 Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbepid/v13n3/13.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2020.
BRASIL. Constituição Federal da República Federativa no Brasil de 1988. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em:18 jan. 2020.
CARLOTTO, M. S; CÂMARA, S. G. Síndrome de Burnout: uma doença do trabalho na sociedade de bem-estar. Aletheia, n.25, p.202-203, jan./jun. 2007. Disponível em:< http://pepsic.bvsalud.org/pdf/aletheia/n25/n25a16.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2020.
CRUZ, R. M; LEMOS, J. C; WELTER, M.M; GUISSO, L. Saúde docente, condições e carga de trabalho. Revista electrónica de Investigación y Docencia (REID), 4 julio, 2010,147-160. Disponível em: <https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/1024/863>. Acesso em: 24 jan. 2020.
FAROTTINI, C. D; LUCENA, C. Adoecimento e sofrimento docente na perspectiva da precarização do trabalho. Laplage em Revista (Sorocaba), vol.1, n.2, mai.- ago. 2015, p.32- 47. Disponível em:< http://oaji.net/articles/2016/2779-1452556088.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020.
FERREIRA, M.C; FERREIRA JUNIOR, A. Condições de trabalho e saúde dos profissionais da educação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 6, n. 11, p. 517-520, jul./dez. 2012.Disponível em:< http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/226/414>. Acesso em: 20 jan. 2020.
GASPARINI, S.M; BARRETO, S. M; ASSUNÇÃO, A. A. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 189-199, maio/ago. 2005. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n2/a03v31n2>. Acesso em: 17 jan. 2020.
GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016. Disponível em:< https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347>. Acesso em: 17 jan. 2020.
GOUVÊA. L. A. V. N. As condições de trabalho e o adoecimento de professores na agenda de uma entidade sindical. Saúde Debate | rio de Janeiro, v. 40, n. 111, p. 206-219, OUT-DEZ 2016. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v40n111/0103-1104-sdeb-40-111-0206.pdf>. Acesso em:18 jan. 2020.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama de Augustinópolis, Tocantins. 2010. Disponível em:< https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/augustinopolis/panorama>. Acesso em: 19 jan. 2020.
LAROCCA, P; GIRARDI, P. G. Trabalho, satisfação e motivação docente: um estudo exploratório com professores da educação básica. X Congresso Nacional de Educação- EUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2011. Disponível em:< https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5429_2605.pdf>. Acesso em: 19 Jan. 2020.
MARCHETTI, J.R; BUSNELLO, G. F; KOLHS, M. Agravos à saúde do professor relacionado ao trabalho: revisão de literatura. Revista UNINGÁ, Vol.25, n.3, pp.71-74 (Jan-Mar 2016). Disponível em:<http://revista.uninga.br/index.php/uningareviews/article/view/1782/1388>. Acesso em:18 jan. 2020.
PALACIOS, R. A; FLECK, C. F. Docente ou doente: como fica a rotina dos profissionais da educação com o crescente adoecimento emocional? Trabalho necessário, V.18, nº 36 - 2020 (maio-ago), 2014. Disponível em:< https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/42815/24114>. Acesso em: 22 jan. 2020.
ROCHA, C. C. Adoecimento de professores/as: o processo e o contexto pós-readaptação funcional. In: Formação de professores e a condição do trabalho docente 2. Organização JUSTUS; Michélle Barreto. Ponta Grossa. PR, Ed. Atena, 2019. Disponível em:< https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/07/E-BOOK-Formacao-de-Professores-e-a-Condicao-do-Trabalho-Docente-2.pdf>. Aceso em 24 fev. 2020.
SANTANA, F. A. L; NEVES, I. R. Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras. Saúde Soc. São Paulo, v.26, n.3, p.786-797, 2017. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v26n3/0104-1290-sausoc-26-03-00786.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2020.
SILVA, M.P.G.O. A silenciosa doença do professor: burnout, ou o mal estar docente. O Projeto do Prêmio Inovação em Gestão Educacional, edição 2011. Disponível em:<https://www.unaerp.br/documentos/1464-161-454-1-sm/file>. Acesso em: 17 jan. 2020.
SILVA, R. A. O; GUILLO, L. A. Trabalho docente e saúde: um estudo com professores da educação básica do Sudoeste Goiano. Revista eletrônica da pós-graduação em Educação, UFG, Regional Jataí. v.11, n. 2, 2015. Disponível em:< https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/36845>. Acesso em: 17 jan. 2020.
VALLE, G. K.G; CAMPOS, M. C. T. Doenças ocupacionais em professores de escola de ensino infantil e de estimulação precoce no Distrito Federal. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2017. Disponível em:<http://bdm.unb.br/bitstream/10483/21089/1/2017_GabrielaKneippGuimaraesDoValle_tcc.pdf>. Acesso em:18 jan. 2020.
WEBBER, D. V; VERGANI, V. A profissão de professor na sociedade de risco e a urgência por descanso, dinheiro e respeito no meio ambiente laboral. Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010. Disponível em:< http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3122.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).